Publicado por: Dirceu Rabelo | 12/03/2012

ONDE ESTÁS, Ó DEUS, QUE NÃO RESPONDES?

ONDE ESTÁS, Ó DEUS, QUE NÃO RESPONDES?

Assim, o poeta Castro Alves inicia seu poema Vozes da África. É o lamento do Continente Africano, vendo seus filhos serem levados como animais ao mercado de escravos.

Deus! Ó Deus! Onde estás que não respondes!
Em que mundo, em qu´estrela tu t’escondes
Embuçado nos céus?
Há dois mil anos Te mandei meu grito,
Que embalde, desde então, corre o infinito…
Onde estás, senhor Deus?

À semelhança dos versos do poeta, muitas vozes se ergueram quando aconteceu o 11 de setembro de 2001, para indagar onde estava Deus naquele momento.
Por que permitiu que mais de duas mil vidas fossem destroçadas naquela manhã?
Por quê?
Poder-se-ia perguntar ainda onde estava Deus quando fomentamos a Primeira e a Segunda Guerra Mundial.
Quando eliminamos seis milhões de judeus, em nome de uma inexistente superioridade ariana.
E quando empreendemos as Cruzadas, levando a morte àqueles que qualificávamos como infiéis?
E durante a Inquisição de tanta barbárie?
E todos os dias, onde está Deus?
Onde está Deus quando enganamos nosso irmão? Quando mentimos para conseguir favores que desejamos?
Quando desonramos o lar, com o adultério? Quando eliminamos a vida no ventre materno, porque não desejamos o ser em gestação?
Onde está Deus quando deixamos nossos filhos à matroca, sem orientação, porque preferimos a acomodação?
Onde está Deus quando, utilizando o poder que o mundo nos confere, ferimos pessoas, destruímos a honra de outras vidas?
Onde está Deus quando levantamos as bandeiras da pena de morte ao nosso irmão? Ou da eutanásia?
Para todas as perguntas, a resposta é a mesma: Deus está dentro de nós, dentro de cada criatura.
Soberanamente sábio, criou-nos a todos iguais, partindo de um mesmo ponto de simplicidade e ignorância.
Criou os mundos para que neles trabalhássemos, utilizássemos nossas forças e crescêssemos em intelecto e moral.
A ninguém concedeu privilégios. A todos concedeu o livre-arbítrio, com a consequente Lei de Causa e Efeito.
Estabeleceu que a cada um será dado conforme as suas obras e que todos deverão chegar ao mesmo destino, não importa quanto demore: a perfeição.
Ele nos permite a livre semeadura, mas estabelece que a colheita seja obrigatória.
Por isso, uns semeiam ventos e colhem tempestades. Outros lançam ao solo as sementes da bondade, do bem e alcançam felicidade.

Uns estão semeando hoje. Outros tantos estão realizando a colheita das bênçãos ou das desgraças que se permitiram semear.

Conhecedor das fragilidades de Seus filhos, aguarda que cada um desperte, a seu tempo, cansado das dores que para si mesmo conseguiu.
Portanto, não indague onde está Deus, quando você contemple a injustiça. Trabalhe pela justiça.
Não pergunte onde está Deus, quando observe a violência. Semeie a paz.
Não questione onde está Deus quando a miséria campeia. Utilize seus recursos para semear riquezas.
Enfim, onde quer que você esteja, lembre que Deus está em você e com você. E espera que você seja o Seu mensageiro de bênçãos, onde se encontre.
Pense nisso. Pense agora e comece a demonstrar ao mundo o Deus que existe em sua intimidade.

Redação do Momento Espírita.
Disponível no CD Momento Espírita, v. 13 e
no livro Momento Espírita v.6, ed. Fep. ( Kardec Online)

Responses

  1. deus fala comigo e voce não sabe como muita confiança

  2. Isto é muito bonito Breno. Devemos sim, falar com Deus em orações e em admiração de Sua grande obra na natureza. Continue falando com o Pai Celestial; ele quer estar sempre em contato conosco.
    Um afetuoso abraço!

  3. Muitas vezes vive-mos tentando jogar a culpa em Deus …de vez buscar a Deus como unico senhor e salvador !!!

  4. Exatamente caro Marcelo! Deus é nosso Criador e Pai e devemos ter confiança nele; tudo aquilo que ocorre conosco é para o nosso próprio bem. De nossos erros e sofrimentos, os verdadeiros culpados somos nós mesmos.
    Abração fraternal.

    • É verdade…Colhemos o que plantamos, se plantares o bem…

      • É verdade Wagner! É a mais pura verdade. Se plantamos o bem colheremos o bem, mas, se semearmos o mal, com certeza nossa colheita será toda do mal também.

  5. Deus existe pod crer ele é fiel para cumprir toda promessa feita a mim Deus é fiel Deus é fiel… Amem.

  6. Caríssima Bruna,
    Não tenho a menor dúvida sobre a existência de DEUS, nosso Pai e Criador, o Grande Arquiteto do Universo! Deus é Maravilhoso!
    Abraço!

  7. Eu comecei achorar quando estava lendo: Onde Estàs ò Deus que nào respondes? Eis a resposta que recebi: Chorando com vocè.

  8. É isso aí Kika! Deus nos dá tanto e nós, seres humanos não correspondemos com nada. A humanidade está longe da perfeição… Infelizmente! Mas, não podemos desanimar. Temos que lutar sempre!
    Grande abraço fraternal.

  9. DEUS E A COISA MAIS IMPORTANTE DO MUNDO POIS SEM DEUS NOS NÃO SOMOS NA PRECISAMOS DE DEUS PARA TUDO DEPENDEMOS DELE PARA RESPIRAR E PARA NOS LIVRAR DAS COISA RUINS DESTE MUNDO

  10. É isso mesmo Lourrane! Deus é o criador de tudo. É o Grande Arquiteto do Universo. DEUS É DEUS E PONTO FINAL!

  11. Esta foto ,com a palavra DEUS, Eu acho uma obra prima. ela me encanta.Me sinto leve quando ela vem a minha mente. Amo ve-la

  12. Quitéria, querida irmã e amiga!
    Acho que esta foto encanta, porque mostra parte da maravilhosa criação Divina: o mar (água), as plantas( o ser vivo), e o sol e o firmamento azul, que representam o universo infinito que deixa boquiaberto e sem palavras qualquer cientista “metido a besta”.
    Grande abraço e que Jesus a abençoe!

  13. olha precisamos de DEUS para tudo respirar viver amar a ele e nosso proximo. se DEUS nos ama tanto porque todo dia pecamos tanto ? porque nao nos entregamos a ele todo dia depois de abrir os olhos. depois que abrimos nossos olhos a cada manha devemos e podemos agradece-lo pela vida, pela familia, amigos, e peça a ele um otimo fim de dia pra voce sua familia , amigos e que ele cuide dos seus vizinhos e de todos os seus filhos que existem no mundo. jesus te ama se entregue a ele eo mais ele fara, e esse o sucesso verdadaeiro estar no mundo amis em DEUS confiar. A gloria dessa terra e passageira, a vida passa e tudo o que ela traz. NAO temas o futuro pois tem DEUS contigo pde cair o mundo estamos em paz. DEUS e essa paz . A uma força chamada amor euma chama ascesa de intenso fulgor.E UM fogo brilhante seu calor e tao grandeque as geleiras do mundo nao conseguem deter. ESSA força chamada AMOR eo remedio ea soluçao pra tudo o que nao tem jeito seja qual for o defeito, ah esse amor e perfeito pois o amor eo proprio DEUS. MUSICA = COMPASSE LIVRE
    IGREJA – ADVENTISTA DO SETIMO DIA

    • Maravilhoso comentário, querida irmã Noemy!
      Nosso DEUS é tudo isso e muito mais. É difícil demais defini-lo já que somos espíritos muito pequenos ainda, na escala evolutiva, mas você tentou e foi bem sucedida.
      Grande abraço fraternal e que Jesus a abençoe!

  14. Não existe montanha impossível de escalar
    Mas é preciso fé, crê no que não se vê
    E não há um mar intransponível pra você
    Basta acreditar e sua oração terá poder
    E você verá o céu vai se abrir e uma nova manhã vai brilhar pra você
    Deixe os temores em minhas mãos eu quero te ajudar

    (refrão)
    Eu vou ouvir seu chamar serei uma estrela a te guiar
    Serei um ombro para chorar serei o seu anjo
    E não importa quem você é, o que importa é sua fé.
    Se a esperança toda se for
    Chame o seu anjo, sou seu anjo.

    Eu vi suas lágrimas e te ouvi chorar
    Eu vou ficar aqui, o tempo que precisar
    Ninguém percebeu sua solidão, mas eu quero te abraçar.
    Te fazer sorrir, te dar uma força
    E você verá o céu vai se abrir e uma nova manhã vai brilhar pra você
    Deixe os temores em minhas mãos eu quero te ajudar

    (refrão)

    A tempestade vai passar não temas estou aqui
    O senhor vai nos abrigar com suas asas de amor
    Quando parece que não tem mais solução
    Não duvide do seu Deus erga os olhos para o céu

    • Maravilhoso hino de confiança em DEUS, nosso Pai e Criador. Muito bonito mesmo e bom para ser lido quando estivermos tristes e com a fé em baixa.
      Que Deus seja louvado!

  15. aculpa da humanidade ,do céu Deus , revela a sua ira contra todos os pecados .
    e todos as maldades das pessoas que por meo das suas más ações, não deixam que os outros conhecam a verdade a reispeito de Deus . vcs iguinoram as escritura sagradas de Deus. não tão valor
    seu filho morreu por mim , por vc , mas o q fazemos em relação a isso . vc sab quem e jesus , o q ele fez . busque conhecer o filho de Deus ele ti repondera . amem

  16. Caro irmão André Luiz.
    Embora seu nome nos seja muitíssimo sugestivo, você fala por “parábolas” e nos deixa confuso. Nós seguimos sim as Sagradas Escrituras e amamos o mesmo Deus que você ama e seguimos o mesmo Jesus que você segue. Só que acreditamos na REENCARNAÇÃO. E você, pelo que vejo….NÃO!
    Tudo é uma questão de interpretação daquilo que está escrito lá.
    Que Jesus o proteja e lhe dê muita paz!

  17. André, antes que eu me esqueça, pare com esse negócio de IRA DE DEUS. Nosso Pai e Criador não tem defeitos “humanos” como vocês querem que ele tenha. O Grande Arquiteto do Universo é só Bondade e Perfeição; Amor e Paz!

  18. Querido.vc já se pergunto se vc existe.se vc existe então deus esta aí…..

  19. É isso mesmo Majed Rajab!
    Quanto a mim, não se preocupe. Tenho absoluta fé em Deus, nosso Pai e Criador e Grande Arquiteto do Universo.
    Grande abraço!

  20. Eu,fiquei maravilhado com está imagem,nunca tyinha clicado,nelA,para descobir o autor da mesma,fiquei feliz em descobrir,Realmente Deus e tudo para nos serês humanos carente e dependente de tudo,Obrigado Deus por tudo e principalmente pelas pessoas boas que Ainda Existe no nosso mundo,Te Amamos,,,Pio Lafaiete Penha,,,

  21. Que bom que você tenha gostado, caro Pio Lafaiete!
    Eu mesmo, ao postar esta matéria no blog consegui esta imagem no Google e não consegui encontrar seu autor. Uma pena, pois colocaria sua autoria com o maior prazer. Ela representa a natureza em seus vários aspectos e ali está representado o nosso Pai Misericordioso e Grande Arquiteto do Universo.
    Grande abraço fraternal.

  22. Realmente é muito bonito. Falar com Deus então, é maravilhoso.
    É claro que não devemos colocar na conta de Deus, todas as desgraças que acontecem em nosso mundo. Mas, se somos imperfeitos, como realmente somos, porque não podemos sequer pensar em pena de morte, para aqueles que passam dos limites e cometem todo tipo de atrocidades ?
    Devemos mesmo submetermo-nos àqueles que não pensam duas vezes antes de matar um pai de família ?
    Será que eles tem algum direito que nós não temos ?
    Realmente, a palavra de Deus me confunde muito.
    Ao mesmo tempo que creio, sem nenhuma dúvida, na existência de Deus e de seu filho Jesus, busco respostas para tantos absurdos que vemos acontecerem todos os dias.
    Será que essas pessoas nasceram com defeito de fabricação ? Pois até onde eu sei, Deus não criou o homem para viver da forma que vive. Sem nenhum respeito ao próximo e principalmente sem nenhum temor a Ele.

    Marcelo

  23. Às vezes, assim de relance, eu penso como você, caro Marcelo. Mas é só naquele momento de indignação… Depois volta tudo ao normal e tenho a certeza de que a pena de morte não vai dar a este Espírito, tudo o que ele merece. A lei humana é muita falha e só a lei Divina é a correta, a chamada Lei de Causa e Efeito.
    Quanto a esses crimes hediondos que vemos crescendo mais e mais a cada dia, temos relatos de Espíritos Superiores que há muito vem nos anunciando a passagem de nossa terra, de mundo de expiação e provações para mundo de regeneração, onde a paz e a felicidade finalmente prevalecerá.
    Esses espíritos inferiores encarnam aqui na terra junto com Espíritos Superiores para prepararem o “campo”. A maldade e a covardia deles toca o nosso coração, separando o “joio do trigo”. É a lei de Deus!
    Grande abraço amigo!

  24. Muita Paz.

  25. Grande abraço querida Kika!
    Muita paz para você também.

  26. nossa gostei hein. que DEUS TE ABENÇOE MUIIITOOO!

  27. Obrigado mesmo, querida Emily! Perto de Deus, nosso Pai e Criador, você é uma cordeirinha e nada de indomável… kkkkkk
    Deus te abençoe muitíssimo também, e lhe dê paz, saúde e felicidades.
    Grande abraço!

  28. D´us é assim ,Ele esta fora mas tambêm dentro de mim, Hoje estou Nele e Ele em mim, amanha quando morrer estarei somente Nele ,pois enquanto vive Ele sempre esteve em mim.

  29. Sei não, caro Valdir! “Amanhã”, quando você morrer, Deus continuará dentro e fora de você, pois você deixará o corpo físico aqui na terra e partirá para o Plano Espiritual levando, claro, somente seu espírito que é eterno. Aí, depois de algum tempo, mais ou menos longo voltará a reencarnar e o fará várias vezes, até ficar de tal maneira perfeito que não precisará mais de reencarnações.
    Espero que tenha sido claro.
    Grande abraço fraternal.

  30. porque Deus nao fala na biblia sagrada em reeincarnaçâo,eu leio e sei pois ele falou-me,aquele que nâo crê que jesus ressuscitou em carne e osso,e confesse,afaste-se pois esse e o anti cristo.para mim e aquele que nâo acredita que ele o senhor e salvador ressucitou em carne e osso.logo assim toda escritura seria vã.

  31. Eu respeito a sua opinião querida irmã Paty. Que Jesus a abençoe!

  32. Preciso de preces de Deus pois me cinto frsco espiritualmente,estou desempregado preciso trabalhar,tenho boas ideias de trabalho,mais cinto que uma coisa me tira as minhas forças para eu realizar o q sei de bom,o meu Deus me dei forças para vencer e superar.

  33. Tenha fé, caro Antônio, pois nosso Pai Celestial não nos abandona nunca. Faça a sua parte, se esforçando que Ele lhe dará condições de vencer. Pode confiar e nós estaremos em orações para você.
    Feliz Natal e um ano novo de 2013 repleto de saúde, paz, amor e prosperidade.

  34. Muito bom eu amo esse Deus

  35. Eu digo o mesmo, cara amiga e irmã Beatriz! Amo ao Pai e Criador sem questionar nada; somente amo, pois nasci com o sentimento de amor a Deus e continuo assim ao ver uma flor, a lua, as estrelas, o sorriso de uma criança, a chuva que cai, o raio que reluz, a planta que cresce e nos dá de comer e muito, muito mais. Amo verdadeiramente o Nosso Pai Celestial.
    Que Ele, nosso Deus, Todo Poderoso a abençoe abundantemente e à toda sua família!


Deixe um comentário

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 3.488 outros seguidores

