Publicado por: Dirceu Rabelo | 03/02/2010

Fartura de Dirceus Rabelos

Eu estou começando comigo mesmo, porque sou dono do blog e dou nome a ele. Já falei muito sobre mim mesmo e quem quizer saber mais qualquer coisa sobre esta insignificância aqui, é só consultar as matérias abaixo que vão encontrar só besteiras sobre este primeiro Dirceu Rabelo, que por acaso sou eu.
Agora, vamos falar de Dirceu Rabelo de verdade. Estou falando do Dirceu Rabelo locutor da TV Globo do Rio de Janeiro, uma das maiores e mais lindas vozes de locutores em “off” do Brasil, só comparável com a do recentemente desencarnado Lombardi do SBT. Quando eu morava no Rio de Janeiro, por volta de 1976, por aí, o xará morava no Japão e eu já vinha despontando na televisão, fazendo minhas “pontas” em novelas e alguns bons papéis em humorísticos da TV Globo, com Chico Anísio, Jô Soares, Agildo Ribeiro e depois na TV Manchete com Costinha, Zé Vasconcelos e outros humoristas menos votados. Quando o xará voltou do Japão começou uma certa bagunça com nossos nomes, pois as pessoas ligavam para o meu telefone me chamando para fazer locuções e para o telefone do Dirceu Rabelo (locutor) para fazer papéis de ator. Narrei o fato a um repórter da revista Amiga, da Bloch Editores e ele se prontificou a fazer uma matéria apresentando os dois Dirceu Rabelo, com direito a foto e tudo o mais. Com a matéria, a dúvida foi se dissipando e nós trocamos telefones e quando alguém me ligava para fazer alguma locução, eu passava o telefone dele para a agência e vice-versa. Ficamos amigos, mas há muitos anos não nos vemos.
Agora, vou encher a boca pra falar de um “cabra macho” pernambucano de Tuparetama, nascido em 14 de junho de 1939: Antônio Dirceu Rabelo de Vasconcelos. O Dirceu Rabelo nordestino em questão é advogado, professor, ensaista e poeta e pertence à Academia Recifense de Letras; Academia Pernambucana de Letras; Academia de Letras e Artes do Nordeste e de quebra, é Sócio Honorário da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – Regional de Pernambuco, com vasta obra literária. Peraí!!! Esta praga ainda é médico também? Cuma é que ninguém me falou antes? E como é que eu fico nesta matéria sobre os “Dirceu Rabelo“? Falei bem dos dois xarás e lasquei a madeira em mim mesmo. Vai ser besta assim lá longe…


Responses

  1. estou gostando muito, vou ler o restante com mais calma, para apreciar melhor. Um abraço!

  2. Fernando, sei do quanto você é apertado de serviço. Na hora que der e que te sobrar um tempinho, passe lá no meu blog. Tenho escrito umas besteiras meio engraçadas.

  3. Oi. Inicialmente eu só conhecia o Dirceu Rabelo poeta, e digo que ele é isso aí e mais. Mas venho aqui dirimir uma dúvida deixada por você. Dirceu Rabelo é membro honorário da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Regional de Pernambuco), mas não é médico. Esta entidade tem em seu quadro de membros honorários pessoas que enriquecem a literatura e a cultura, sem que necessariamente sejam médicos. Obrigatoriamente médicos são os sócios titulares.
    Paulo Camelo

  4. Oi Camelo,
    Como você deve ter notado, eu já venho acompanhando os passos dos meus xarás há bem tempo e não é por nada que eu sou pai de um casal de pernambucanos, por sinal, Marília, nascida em Olinda e Dirceu “no” Recife. O xará locutor eu convivi com ele no Rio, mas o meu xará pernambucano e poeta, gostaria muitíssimo de conhecer e foi muito bom o seu pitaco; se ele é membro honorário, só pode ser por “honra de”, sem a necessidade de ser da classe. Pequei. Se você conhece o Antonio Dirceu Rabelo de Vasconcelos, por favor Camelo, peça-lhe desculpas por minha ignorância. Eu só queria homenageá-lo e o fiz à minha maneira mineira. Sei que fui uma anta, Camelo, e engraçadinho, ainda por cima.

  5. Opa, tudo bem ? Espero que sim =), cara adorei seu blog, sou jornalista e queria fazer uma matéria pro meu blog, e pro jornal Acontece, de São Paulo, e queria perguntar se você podia me ajudar passando o contato do Dirceu (narrador). Obrigado, e parabéns =)

  6. Olá Vera! Obrigado pela escovadinha no nosso ego, o que é sempre bom. Quanto ao contato, telefone do xará locutor/narrador, embora seja grande amigo meu, vou ficar te devendo, pois há muito tempo saí do Rio e voltei para minha terra (Dom Joaquim/MG) e perdi este contato com ele. Se você ligar para o departamento de jornalismo da Globo em São Paulo ou no Rio, com certeza não vão te negar este telefone dele. Ele é um cara simples, legal e vai te atender numa boa. Sucesso aí na sua matéria. Me mande notícias sobre a matéria sobre o xará. De repente eu a publico aqui, se não houver oposição sua. Abração!

  7. Meu nobre e caríssimo Dirceu Rabelo,
    eu, na condição de Fâ do Dirceu , adorei o seu Blog
    Muto inteligente e irreverente as observações dos seus Charás.
    Penso que de uma forma imaginária, acabo por fazer parte dessa turma,
    Porque tambem sou Locutor e com um timbre de voz parecido com a o do seu Chará Global.
    Abraços,
    Flávio

  8. Caro Flávio,
    Você faz parte integrante dessa turma a partir de hoje. Combinado? Ainda mais porque você é do meio artístico e tem um timbre parecido com o xará.
    Outro locutor que tem um timbre de voz parecido com o Dirceu Rabelo é o meu ex-colega de TV Educativa e grande voz, Dinoel Santana.
    Agradeço ao amigo, pelos elogios ao nosso blog, o que é sempre bom para despertar nosso ego nesta quarta-feira de cinzas. Grande abraço!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: