Publicado por: Dirceu Rabelo | 25/08/2010

O Pequeno Médium de “Efeitos Especiais”

O Pequeno Médium de “Efeitos Especiais”

Dirceu Thomaz Rabelo

Mal entravam as férias escolares e já partíamos a cavalo para as fazendas de nossos tios. Ia sempre um primo mais velho nos levando, quase sempre o Lúcio, pois éramos muito novos; Itamar, Antônio Paulo, Luiz Mário e eu. O mais velho tinha uns 12 anos e eu, o mais novo, nove.  

A chegada na primeira fazenda, o Candonga, era sempre um deleite para nós e tudo ali mudava com nossa chegada. Os cachorros que só podiam ficar no terreiro, começavam a entrar na casa, principalmente na cozinha e Tio Antônio, com sua calma habitual, reclamava:

– É só vocês chegarem aqui, pra essa cachorrada tomar conta da fazenda.

E tia Assunção contemporizava com algum argumento que convencia o caro tio, e nós tomávamos conta do ambiente literalmente. Aliás, tia Assunção, mãe do primo Itamar – desencarnado muito novo, devido a um acidente de carro – fazia todas as nossas vontades e numa dessas, mandou fazer para nós um carro de bois em miniatura. Nós o atrelávamos aos pobres cabritos da fazenda, com pequenas cangas, e os bodes ficavam que era um berreiro só. Não estavam acostumados com a batalha. Noutra ocasião, a boa tia Assunção mandou o carpinteiro da fazenda fazer para nós, um carrinho de quatro rodas, com freios de arco de barril e boléia; tudo como nós queríamos.

A querida tia, com sua animação quase que juvenil, juntou certo dia seus filhos, empregados, sobrinhos e fomos todos a pé para a fazenda da Cachoeira, dos tios Zé Juca e Iaiá. Foi uma farra.  Nós, meninos, fomos “motorizados” empurrando nosso carrinho; cada um montava um pouco e depois empurrava um pouco. Da fazenda “Cachoeira” tenho as lembranças das pescarias memoráveis com a tia Iaiá, os banhos na bica do engenho de cana ou no moinho de fubá. E as escapadas para as matas vizinhas e os pomares? Eu não gostava de matar passarinhos nem de mantê-los na gaiola. Mas tinha quem gostava. Mas é passado! E as primas e primos queridos, os casos de assombração e os jogos e diversões no varandão?

Lembro-me de tudo e tenho saudades de cada momento vivido, mas vamos ao caso do médium de “efeitos especiais” que só durou um dia.

Naquela época, a fazenda velha foi demolida e uma nova fazenda estava sendo construída e a família morava provisoriamente no paiol. Este recebeu uma cozinha, e divisórias de tábuas que se transformaram em quartos, para receber a todos.

Nós crianças ficávamos a maior parte do tempo fora de casa brincando e só entrávamos para as refeições e para dormir. O carrinho de quatro rodas era a nossa brincadeira predileta. Um de cada vez subia o morro atrás do paiol, empurrando ou puxando o carrinho e descia embalado, freando aos poucos, para fazer a curva perto do córrego e aí sim, frear bruscamente, fazendo um cavalo de pau, para não cair na lama. Era um sucesso a brincadeira.

Quando chegou a minha vez, fiz tudo direitinho até me aproximar do córrego. Não tive forças para frear “tudo” e emburaquei o carrinho dentro da lama, atropelando dois leitões gordinhos que saíram guinchando assustados.

Pelas ameaças que recebi de longe, já deixei o carro novinho, todo sujo e atolado e tratei de dar no pé, para tomar um banho na bica d’água e lavar o short.

Quando voltei, de mansinho, cabreiro, o carrinho estava acabando de enxugar e eles já haviam decretado que:

Art. 1º – Você não vai mais andar no carrinho hoje.

§ Único – Revogam-se as disposições em contrário.

Dancei solenemente por minha imperícia na pista, mas resolvi contra-atacar imediatamente. Minha vingança seria terrível, pensei. Busquei ali ao lado, um mancal de engenhoca enferrujado, coloquei-o em minha frente e sentenciei (tudo de molecagem) com a voz cavernosa que já havia ouvido no Cine Estrela D’Alva, da Dona Naná:

-Aquele que descer primeiro no carrinho derrapará na curva e vai tombar com o carro. E não deu outra! Luiz Mário se esborrachou na poeira, sob o riso dos outros meninos. Ele, Luiz Mário me fuzilou com um olhar de ódio, pela profecia.

Segunda sentença do “mago” aqui:

– Agora, Itamar irá descer e terá uma roda do carrinho quebrada antes de chegar ao final. E eu levantava o ferro velho com as duas mãos, como oferenda, para a “macumba” surtir efeito. E o “trem” aconteceu mesmo e os meninos já começaram a ficar temerosos e eu cheio de moral, mas sem entender o porquê do feitiço.

Quando chegou a vez de Antônio Paulo, meu irmão, depois que eles colocaram a roda reserva no carro, eu dei meu veredicto:

– Você terá o freio partido na curva e vai comer poeira também, Tunico de João Paulo.

Aí, caros leitores, macumbeiros, espíritas, evangélicos, católicos, ateus, o clima pesou. Eu, de um lado, querendo que o fato se consumasse para que minha “vidência” ou pressentimento se confirmasse; meu irmão lá, sentado no carrinho, num cagaço de dar dó. Quando ele começou a descer que o carrinho pegou embalo, ele puxou o freio de uma só vez e esse se partiu no meio e o carro capotou feio. Ele já levantou do chão, limpando a poeira e veio pra cima do terrível médium aqui e lascou-me um tapa no pé do ouvido. Fim de carreira do terrível médium. Abri o berreiro.

Fim da história: Não sei, como espírita, como isso se deu, mas sei que tive que passar por uma espécie de tribunal de inquisição formado por minhas tias. Minha pena: rezar 30 “Pai Nossos” e 30 “Ave Marias” de joelhos, “pra tirar o capeta do corpo”. Mas todo mundo ficou com medo de mim por uns dias. Ah! Isso ficou.   

Responses

  1. Paaaaaaaaaaiiiiiiii,,, como vc podia ter desejado que Tio Tóia caisse do carrinho?? Você é mto mallllll!

    hahahahahaha

  2. Esta foi minha primeira experiência espírita e eu não sabia. Também, imagine a espécie de espírito que estava alí do meu lado me ajudando?


Deixe um comentário

Categorias

