Publicado por: Dirceu Rabelo | 29/09/2010

Dedo de Prosa sobre Água.

“Dedo de Prosa sobre Água”

      Dirceu Rabelo

 

@ – RELATÓRIO DA COPASA  – Nós, consumidores de água da Copasa, recebemos dela há algum tempo, um folder ou cartilha, como queiram, com o título de “Relatório de qualidade de água”. Ali, nos relembraram que a Copasa começou a operar o sistema de abastecimento de água de Dom Joaquim em 1978. Eu complemento: na administração do Prefeito Geraldo Madureira Simões, o nosso Barriado.

Agora, a Copasa pleiteia mais 30 (trinta) anos de operação no município; desta feita, prestando serviços de esgoto também. O assunto já foi debatido na Câmara Municipal, com todos os vereadores e presenças do prefeito Romani Frois e de vários secretários municipais, incluindo “este locutor que vos fala”.

@ – TRATAMENTO INTENSIVO Claro que confio na Copasa, mas pra quem, como eu que sou metido a naturalista, assusta um pouco o tratamento dado à nossa água de beber. Senão, vejamos: para que a água fique no ponto, ela passa pelos processos de oxidação, coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, correção de pH e fluoretação. Ufa!

@ – RECEITA DE PURIFICAÇÃO Na fase de coagulação, ela, coitada, recebe uma lapada de coagulantes, sulfato de alumínio ou cloreto férrico e, quem sabe, até um bom punhado de cal. Depois, mais um golinho de cloro e mais uma pitada de cal para proteger as canalizações das redes de distribuição, os chamados canos. E os nossos pobres estômagos, intestinos, fígados, etc.? Quem os protegerá?

Mas tem mais. Pra fechar com chave de ouro, a água em tratamento intensivo, como podem ver, toma mais um trago de flúor. Ai, meus rins!

@ – TAMOS COM A ÁGUA TODA O folheto, didaticamente elucidativo, nos diz ainda que a capacidade média diária do sistema de abastecimento de água de Donjoka é de 690 mil litros, para uma população de 2.900 habitantes. Cada um de nós consome em média, por dia, 238 litros da purinha da Copasa…

@ – INVEJANDO GORORÓS Pra finalizar o assunto, a cartilha nos diz que este sistema de abastecimento de água de nossa terrinha, conta com uma rede de distribuição de 15.900 metros de extensão; Quase 16 quilômetros! Parabéns Copasa, pela competência e desculpem-nos pelas molecagens. Mas, quem sabe, vocês, feras em prospecção, consigam captar água subterrânea para nós, como acontece em Gororós. Aí, a adição de química na água servida seria nenhuma, ou quase nada. Vejam aí o que dá pra fazer pra gente…

@ – OURO CRISTALINO Esse meu toque sobre os nossos rios, córregos, lagoas e nascentes, foi escrito no dia 22 de março, Dia Internacional da Água. Os noticiários neste dia foram lacônicos e unânimes ao afirmarem que o sagrado líquido está se tornando escasso em todo o mundo. Alguns países, não têm sequer um olhinho d’água para saciar a sede de um beduíno, ou de um sedento tuareg. Prevê-se que num futuro próximo (2020, por aí), as guerras não serão mais pelo petróleo, como nesta covardia dos E.U.A. sobre o despedaçado Iraque, mas sim pelo controle de rios, nascentes, geleiras, etc., detentores da preciosa água.

@ – RIO JORDÃO Quem não se lembra do acontecido na guerra dos seis dias, em que Israel, já contando com as peraltices do General Ariel Sharon, tomou na marra a nascente e o curso do Rio Jordão? Alguém aí pensou que o rio foi tomado pela sua importância histórica, pelo batizado de Jesus? Que nada! Foi por causa da água de beber, meu rei, raridade ali pelo oriente médio. Arábia Saudita, Barheim, Emirados Árabes Unidos, Iêmem, Jordânia, Kuwait, Qatar, Síria, e mais 17 países espalhados pela sofrida terra estão na mesma enrascada; dispõem de menos de 1.000 m3 de água anuais por habitante. Situação de emergência. No nosso ressecado nordeste, dispomos de três vezes mais água per capita.

 

 

Anúncios

Responses

  1. Dirceu,
    Diante de tao elucidativo texto, nas proximas idas a DJ so tomarei agua da Caiana. Ou entao vou ate Gororos pra matar a sede. Da agua e da cerveja gelada do Giovani. E tenho dito. Grande abraço.

  2. Tô contigo Joãozinho! Mas, entando em Gororós, por via das dúvidas, vai tomando as cervejas geladas do Giovani e só faça uso da água, se houver ressaca…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: