Publicado por: Dirceu Rabelo | 24/11/2010

E se o Pastor Silas Malafaia fosse espírita?

E se o Pr. Silas Malafaia fosse espírita?

Dirceu Rabelo

 

Nas manhãs de sábado, tão pobres de programação nas televisões brasileiras, uma boa opção, mesmo para mim que sou espírita e não evangélico, é ver e ouvir as “pregações” do pastor da Igreja Assembléia de Deus, Silas Malafaia. Claro que passo na peneira, alguns de seus ensinamentos e interpretações bíblicas. Mas, se não bastassem as mensagens de grande importância moral que ele passa, baseadas na Bíblia, o carioca Malafaia é grande conferencista, orador maravilhoso e um “ator” que sabe segurar uma platéia por horas seguidas, além de crer naquilo que prega, seguramente.

No dia 20 de novembro, sábado, ele falava sobre “A diferença da Visão de Deus e da Visão do Homem”. Em certo momento de sua explanação, quando se referia ao apedrejamento da mulher adúltera e da interpelação de Jesus àqueles que já estavam se preparando para começar o ato covarde, o linchamento da pobre mulher em praça pública, a platéia do Silas não conseguia parar de rir. Isso aconteceu, devido à sua veia cômica, e ele aproveitou-se disso, para buscar na galhofa a interpretação do ato sublime do Senhor Jesus, quando o Mestre disse:

– Aquele dentre vós que estiver sem pecado, lhe atire a primeira pedra.

Como profundo conhecedor da Bíblia, de psicologia e de filosofia, Silas Malafaia é um verdadeiro “showman” e entre gritos ensurdecedores e palavras balbuciadas quase ao pé do ouvido, faz o que quer da platéia e dos telespectadores. Tudo isso com um tempo de humor que para mim, já com bastante experiência em palco e televisão, consegue ser igual, ou até melhor que Chico Anísio, Costinha, Zé Vasconcelos e outros monstros sagrados do humorismo brasileiro, além de passar mensagens religiosas.

Com o carisma e poder que tem sobre os evangélicos, poderia muito bem eleger-se senador, com milhões de votos à frente do segundo colocado de seu estado; mas não entra nessa, embora tenha dado o seu apoio declarado ao José Serra.

Mas o Malafaia é o “inimigo número 1” dos homossexuais. Homofóbico de carteirinha, ele acha que se a bicha não puder virar homem, ela deve ficar é dentro de casa, quietinha; nunca na rua “dando pinta” e principalmente fazendo passeatas gays. Veja o que diz o Texto-base da Conferência Nacional GLBT, da qual participei, representando meu município, Dom Joaquim/MG,  embora seja heterossexual convicto: “Essa idéia de desvio moral ou anomalia social priva essas pessoas dos direitos de ir e vir, da liberdade de expressão e associação, do livre desenvolvimento da personalidade, da autonomia e dignidade, além de comprometer os direitos sociais à saúde, ao trabalho, à educação, ao emprego, ao lazer, e à segurança privada e pública.”

Moral da história: devemos respeitar a orientação sexual de nossos irmãos e irmãs gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais. Cada um na sua, se não está sendo prejudicado e nem prejudicando ninguém. Certo?

Outra coisa: não falem com Malafaia em reencarnação que ele vai dar um chilique cariocal. Para ele, grande estudioso da Bíblia, só se vive uma vez e ainda virá o tempo da ressurreição da carne, ou seja, tudo aquilo que já apodreceu no cemitério ou que já virou cinza e fumaça nos crematórios, algum dia irá se juntar e todos voltarão com o mesmo corpo. Não sei pra que? Não é mais fácil deixar toda essa podridão pra lá e voltarmos espírito, em novo corpo de bebê que nasce para uma nova vida e novas chances de aprendizagem? Aí se explicaria o nascimento de crianças com problemas vários. São espíritos com débitos do passado (os tais pecados) que reencarnam para passarem pela famosa “Lei de causa e efeito”; maravilhosa chance que Deus nos dá de irmos fazendo nossa reforma moral até chegar o dia em que seremos espíritos puros e nem precisarmos mais reencarnar aqui neste orbe de provações e expiações. (Ver Mateus, cap. XVII, v. de 10 a 13; Marcos, cap. IX, v. 11, 12 e 13).

Malafaia fala sobre o demônio, como se ele fosse uma criatura que se entregou eternamente ao mal e que para ele não há remédio. Sabemos, nós espíritas, que eles são espíritos que foram criados por Deus, puros e ignorantes, mas que se debandaram para o mal. Mesmo que demorem um pouco mais, chegará um dia em que todos serão bons e o mal desaparecerá da face da terra e de outros mundos habitados. Isso mesmo que o senhor e a senhora ouviram; outros mundos! Nenhuma criatura do Senhor foi criada para ser eternamente má; ele (espírito) é que se desviou do caminho reto, se desvirtuou, mas retornará e se juntará aos bons, tenham certeza disso.

Mas o pastor Silas, das vezes que o vi e ouvi, nunca tocou naquela idéia do inferno de Dante, com suas fornalhas ardentes, seus caldeirões fervilhantes, coisa que não assusta mais nem aos meus netinhos. Outra coisa: não se vê Malafaia se dizendo “temente a Deus”, como se o Criador fosse um cruel ditador de uma republiqueta qualquer.  

Outro um fato importante: nunca ouvi o Malafaia tratando Jesus por Deus. Ainda bem! Deus é o Pai, o Criador, o Grande Arquiteto do Universo. Jesus é o Filho, criatura, Nosso Amado e Querido Mestre, Nosso Salvador, mas nunca Deus. É muito comum entre católicos e evangélicos confundirem Jesus com Deus, principalmente quando se fala na Santíssima Trindade. Quem quiser tirar suas dúvidas, façam como eu, leiam o autor espírita Martins Peralva em “Estudando o Evangelho” (João, 14:31 – Lucas, 18:19 – João, 6:38 – 14:31 – 7:33 – Mateus, 26:39 e assim por diante.) A não ser que me digam que ele acredita também que Jesus é Deus. Os seguidores da Doutrina Espírita sabem que Jesus é um Espírito de Luz, elevadíssimo, mas criado por Deus e não o próprio Deus e nem parte dele.

Que pena! Se o Silas Malafaia fosse espírita, as minhas manhãs de sábado seriam bem mais divertidas, com ensinamentos e boas gargalhadas. Ele é um grande pastor, com toda a ginga e malandragem de um perfeito carioca. Uma espécie de Miele evangélico; só falta dançar e cantar.

Não venham me dizer que o capeta ainda canta e dança?!?!   

Cantar, já me informaram que o Malafaia “canta!” e bem. Agora, adivinhem quem é que dança nessa história? 

Clique no link abaixo e vejam o vídeo que um leitor me enviou logo depois que postei esta matéria aqui no blog: é o Silas pedindo o “trízimo” de desempregado e o dinheiro sofrido do aluguel, para que Deus “libere” a casa própria para ele. 

http://www.youtube.com/watch?v=FhrOGPFjwS0

Anúncios

Responses

  1. Caro colega, considero o Silas um grande comunicador e confesso as vezes me pego escutando suas lorotas. Mas vai ai uma grande diferença entre “escutar” o que ele fala. Dá uma olhada nesse video ai e comente por favor. http://www.youtube.com/watch?v=FhrOGPFjwS0

  2. Ô João! Você está de brincadeirinha comigo. Abrir um vídeo com esta Internet de Dom Joaquim, feita de cipó? Tás brincando! Más é só ler direitinho o que escrevi sobre o Malafaia que você vai ver que eu o chamei de carioca, malandro véio, showman, etc. Pena que não dá mesmo para ver o vídeo. Tem mais alguma coisa?

  3. Rsrsrsrs bem, adorei esse post. Tenho tanta coisa para comentar sobre isso que acho que nem vai caber aqui, então serei breve. As diferenças entre espíritas e outros cristãos é um assunto bastante polêmico, tenho muita vontade de fazer esclarecimentos às dúvidas e até protestar contra calúnias diversas espalhadas por blogs evangélicos, mas depois de algumas experiências e comentários censurados por mostrar realmente as contradições diversas que essa doutrina tem, decidi me conter, pois isso não é bom para ninguém, daqui para frente publicarei no meu próprio blog!!

    Minha crítica contra os evangélicos é a seguinte: Acho bom que eles popularizem o cristianismo, afinal há entendimento religioso para todos os níveis intelectuais e morais, se assim não fosse, o mundo estaria pior, porém, o que eles querem na verdade, é quantidade e não qualidade!! Vejo diversas interpretações mal feitas da Bíblia, criticam os católicos por adorarem imagens, porém, adoram mais à Bíblia, o livro em si, do que a Deus. Estudam mais o velho testamento do que o novo, preferem o Deus de força ao Deus de amor! Se esquecem que a religião vem para espiritualizar o homem, e as recompensas de Deus, são espirituais (felicidade moral e intelectual), no entanto, para eles(e Silas Malafaia), a graça e a “vitória” é ficar rico e conquistar bens materias, adquirir posição social elevada, rejeitam as coisas do “mundo”, porém estão se afogando nelas sem perceberem, eu fico triste com isso, mas depois de meditar um pouco percebi que devo ficar feliz por ser assim, pois se estas pessoas são assim estudando o evangelho, imagine sem ele? Mas mostrar isso a um deles é complicado, cabe a nós apenas ter paciência e respeitar, temos a eternidade para mudar de opinião, nem nós nem ninguém detém a verdade suprema, e quem sabe o mundo entenderá que imutável, apenas Deus o é!!

    • vocês espiritas não sabe de nada, pois,Jesus disse que ele e o pai são um só,e que ele é a verdade,e a biblia diz que a verdade é a palavra de Deus,ou seja, a propria bibia, isso quer dizer que quando estamos confiando na biblia significa que estamos confiando em Deus,como diz que adoramos mais a biblia do que o proprio Deus,

      • Que JESUS a abençoe irmã Dione, lhe dê muita paz e lhe faça mais espiritualizada. Veja os irmãos de outras religiões como pessoas que buscam algo e não como inimigos. Somos todos cristãos e filhos de um mesmo Deus.
        Grande abraço fraternal.

    • vocês dizem que joão batista é reencarnação de elis,então por que na transfiguração de jesus apareceu elias e não joão batista,alem disso se vocês lerem a biblia direito vão ver que elis não morreu

      • Caro Moisés,
        Volte lá na Bíblia e leia direitinho, sem preconceitos contra a nossa Doutrina Espírita e verá que Jesus diz claramente que João Batista é Elias reencarnado. Está muito claro, querido irmão!
        Aceito um abraço amigo deste seu irmão!

      • então me fale onde Jesus disse
        que elias é joão batista reencarnado,ai sim vc vai me convencer,ja que estamos aqui como amigo,espero essa resposta

      • Moisés, querido irmão teimoso (risos)!
        Leia, por favor, com muita atenção Mateus, todo o Capítulo 17, mas, principalmente os versículos de 10 a 13.
        Se você não entender, não posso fazer mais nada para que você nos entenda.
        Um abraço nesse seu espírito que está buscando Jesus!

      • esta vendo irmão,você fala que Jesus não é Deus mas não prova,fala apenas com a sua palavra,mas vou orar para Deus te convencer dessa lorota que vc pensa,e lembrei mais uma coisa,Jesus disse ao paralitico perdoados estão os teus pecados,agora te faço uma pergunta,quem tem poder para perdoar a não ser Deus?

      • Olha aqui Sidney Aparecido, você que se esconde atrás do nome Moisés da Silva, já está aparecendo mais do que devia e tomando o meu precioso tempo muito mais do que podia.
        Vá lá falar com o Silas Malafaia e me deixe em paz.
        Fique com Deus.

  4. Obrigado, amigo Felipe! Sei que você passou por aqui e estou muito feliz. Jesus o abençôe!

    • voc~es não sabe nem quem é Jesus,como fala o nome Dele,pois saibam que Ele é Deus, tomé mesmo disse Deus meu e Rei meu.
      Alem disso Jesus ao diabo quando o estana tentando no deserto; não tentara o senhor teu Deus.

      • Moisés,
        Estamos em 2012 e você ainda acredita que Jesus é DEUS!!!
        Jesus é o Espírito mais Evoluído que já passou pela terra, mas não é Deus, meu querido. Amo Jesus Cristo como o meu Salvador e Irmão Maior.
        Deus é o Criador de todas as coisas, o Grande Arquiteto do Universo, Pai de Bondade Infinita. Não confunda as coisas.
        Se nós conversarmos mais um pouco, você se transformará num grande admirador da nossa Doutrina Espírita e acreditará na reencarnação piamente.
        Grande abraço fraternal e que Deus e Jesus (separados) protejam a você e à sua família.

      • Dirceu rabelo voc~e disse que Deus é o criador de todas as coisas,eque esus não é Deus.mas vamos ver,a Biblia fala em joão cap;1.que Jesus( o verbo)se fez carne,e que sem Ele nada do que foi feito se fez,ou seja ele criou todas as coisas,além disso ele diz em apocalipse que ele é o principio e o fim,e é antes de todas as coisas.
        Me explique como ele não é Deus,pois falar é facil o duro é provar.assim como estou provando que ele é Deus

      • Moisés, querido irmão, filho de Deus!
        Jesus é um Espírito muitíssimo Evoluído e foi dado a ele há bilhões de anos, por Deus, Nosso Pai e Criador, a “responsabilidade” de acompanhar a criação de nossa Terra e foi o que Ele fez e vem fazendo. Devemos tudo a Jesus Cristo, Nosso Irmão Maior… Mas, ele não é Deus!
        Um abraço!

  5. Vejam que interessante os pensamentos dos Adventistas:

    http://adventismoemfoco.wordpress.com/2010/11/21/o-espiritismo-ataca-diretamente-jesus/

    http://adventismoemfoco.wordpress.com/2010/10/09/as-palavras-agressivas-de-jesus/

    http://adventismoemfoco.wordpress.com/2010/10/08/porque-o-adventismo-em-foco-prefere-postagens-mais-agressivas/

    http://adventismoemfoco.wordpress.com/2010/10/04/palavras-de-jesus-versus-palavras-de-chico-xavier/

  6. Felipe, caro amigo. Sem rasgação de seda, pois não faz mesmo meu gênero; eu já respondi a centenas de comentários neste quase um ano de blogueiro e nenhum comentário é tão completo quanto este aí que você fez. Ele parece matéria!!! Seu comentário merece ser publicado junto da minha crônica, porque ele a complementa. Vou dar um jeito de avisar ao público leitor para ler o seu comentário de alguma maneira. Genial! Simplesmente genial.
    Grande e sincero abraço deste seu amigo mineiro.

  7. Opa!! fala meu amigo Dirceu!! Obrigado então por sua opinião! É, realmente, esse comentário eh quase um outro post nao? rsrsrs

    Bem, fique a vontade se quiser incorporar essas palavras ao seu post original.

    Abraços,

    Felipe

  8. Felipe, meu amigo. Como você mesmo pode constatar, a crônica sobre o Malafaia já saiu da página principal e se o internauta clicar em “crônicas” ou “Doutrina Espírita” vai dar de cara com ela e com os comentários, incluindo o seu que já é a crônica da crônica. Ela já está incorporada, por assim dizer.
    Grande e graternal abraço.

  9. Jesus pregava para juntar “tesouros no céu” e “dar aos pobres” já Silas Malafala em “prosperidade” e dízimo. Por falar em dízimo. Jesus pagou o TRIBUTO AO ESTADO ROMANO, mas nunca deu UM CENTAVO DE OFERTA. por isso morreu. o farisaísmo que matou Jesus é o mesmo que hoje em dia se apoderou do termo evangélico, mas jamais possuirá o evangelho de Jesus.

  10. Você disse tudo, caro Francisco e como seu comentário é completo, ele ficará como parte da matéria para aqueles que quiserem consultá-la.
    Grande abraço fraternal e que Jesus o abençoe!

  11. Eu também, por várias vezes, tive o privilégio de assistir algumas pregações evangélicas e fiquei muito satisfeito, mesmo sendo espírita, Jesus é o mesmo.

  12. É verdade, caro Adriano Machado! O ruim é quando encontramos alguém muito radical.
    Grande e fraterno abraço!

  13. Adorei !
    Que Jesus nosso irmão e mestre vos ilumine sempre no trabalho do bem .
    Abraço fraterno.

  14. Que o Mestre Jesus ilumine também os seus caminhos, querida amiga/irmã Lucia Fulliquet nesta e nas futuras encarnações, em qualquer que seja a Casa do Pai. Abraço fraterno!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: