Publicado por: Dirceu Rabelo | 01/02/2011

Meus “15 Minutos de Fama” (XIV)

Meus “15 Minutos de Fama” (XIV)

Dirceu Rabelo

O programa “Globinho” que foi apresentado até 1987 na TV Globo  por Paula Saldanha, tinha uma atração a mais que era o macaquinho Loyola. Ele é uma obra de arte do grande mestre do teatro de bonecos daqui das Minas Gerais, Álvaro Apocalypse e sua fiel companheira Terezinha. Eu disse “é”, porque embora os dois, Alvaro e Terezinha já tenham desencarnado, o Loyola me foi doado pela TV Globo e está aqui em Dom Joaquim comigo, à espera de um momento para retornar a Belo Horizonte e receber uma “recauchutada” da filha dos dois grandes artistas. Ela, Beatriz, continua tocando a obra dos pais, o “Grupo Giramundo” e o Museu que foi gerado pelo grupo.

No programa “Globinho”, eu fazia a voz e os movimentos do macaquinho Loyola e o programa passava aos sábados pela manhã.

Na foto, além do Loyola e deste blogueiro, vemos os jornalistas Augusto Xavier e Lígia Maria que faziam o “Jornal Hoje” no mesmo estúdio, mas em cenário diferente no Jardim Botânico, Rio de Janeiro. Como Paula e eu estávamos gravando programas para irem ao ar, paramos as gravações para que eles entrassem ao vivo e fizessem o jornal. Aproveitamos e fizemos uma foto em nosso cenário.

A Lígia se casou e parece-me que parou com a televisão, mas o Augusto continua firme, apresentando todos os dias o “Jornal da Rede TV”, logo depois do “Jornal Nacional”, às 21h.

Álvaro Apocalypse e mais uma de suas criaturas… o macaquinho Loyola.

Responses

  1. Você é tão metidooooooooo, pai!

  2. Oi Filha! Eu conto a verdade da minha curta vida artística, com um certo saudosismo. Fazer o quê, né? Beijos!

  3. Fantásticos 15 minutos que duram até hoje! Agradeço a você “Macaco” Rabelo, em minha dissertação.

  4. Mais uma vez, obrigado caro Leo. Há momentos em que tenhoi vontade de reviver o macaquinho Loyola para as crianças carentes daqui de minha cidade e de cidades vizinhas. Quem sabe? Você me deu uma animada… Mande, se for possível a sua dissertação (uma cópia) para meu email – rabelodirceu@yahoo.com.br
    Grande abraço!


Deixe um comentário

Categorias

