Publicado por: Dirceu Rabelo | 01/03/2011

DOM JOAQUIM: NOSSA FOLIA NA VISÃO DE UM ESPÍRITA (AINDA) CARNAVALESCO

DOM JOAQUIM: NOSSA FOLIA, NA VISÃO

DE UM ESPÍRITA (AINDA)

CARNAVALESCO.

Dirceu Rabelo

 

Gosto de carnaval. Já gostei muito mais, principalmente quando era mais jovem e mais ainda, quando voltei do Rio de Janeiro e pude contribuir com a implantação do verdadeiro “carnaval de rua” de Dom Joaquim que trouxe o trio elétrico e as bandas e o carnaval diurno na Barragem e o noturno na praça. Com isso, acabou-se o monopólio dos clubes que cobravam o “olho da cara” com os ingressos e bebidas, afastando dali os menos afortunados.

Hoje, e desde 1989, quando nós implantamos com o prefeito da época o carnaval para o povo propriamente dito, iniciamos uma nova fase para a economia de Dom Joaquim, trazendo turistas que aqui deixam seus reais que movem a cidade, com obras e criação de novos comércios. E fizemos aqui, 12 anos de carnaval ininterruptamente, partindo do zero em termos turísticos, e sempre lotando nossa cidade. O turismo nasceu nessa época em Dom Joaquim, que chegou finalmente ao Circuito Turístico Parque Nacional da Serra do Cipó.

O povo, digo povo mesmo, preto, branco, pobre, feio, bonito, rico, todos enfim puderam pular juntos em harmonia, como não poderia deixar de ser. Só que na cabeça de alguns, isso seria impossível… Erraram, mas erraram feio!

A cidade ficou conhecida em todo o estado e atravessou as fronteiras estaduais com certeza, e até hoje, embora com alguns tropeços carnavalescos, é só anunciar o carnaval de Dom Joaquim que a cidade fica super lotada e o comércio agradece com super faturamentos.

Feito este cabeçalho que tomou grande parte do meu recado, gostaria de deixar aqui um pedido ao folião, principalmente a você que vem a Dom Joaquim:

– Carnaval não é sinônimo de suicídio, pra começo de conversa; outros carnavais virão e você pode muito bem tomar sua cervejinha sem ficar “doido” e aprontar, criar confusão, ser preso, ou no mínimo, acordar no outro dia, sem saber como chegou em casa. Droga então, corra dela! Mesmo aquela que disseram pra você que não faz mal algum. Falou que é droga, é droga mesmo! Longe dela!

Sexo! Faça sexo seguro, com camisinha e em lugar apropriado.

Brincar carnaval! Venha para brincar mesmo, sem malícia; com vontade de levar amor e paz àqueles que estarão do seu lado durante horas e confiantes de que você é um bom rapaz ou uma boa moça. Se puder, sem pieguice de minha parte, faça uma oração em sua casa, no hotel ou na área de camping antes de sair para a folia. Faz um grande bem e você estará pedindo a Deus Sua proteção e para todos que estarão à sua volta. E você não pode imaginar como essa proteção funciona!

Respeite a (o) namorada (o) ou a (o) acompanhante do (a) folião (ã) do lado, mesmo que ela (e) esteja lhe “dando mole”. Eles podem não estar se dando bem, mas se você forçar a barra, com certeza o pau vai quebrar ali mesmo. Se você esperar mais um pouco, ou até o outro dia, eles podem terminar e você (quem sabe?) enfim, encontra sua “alma gêmea”.

Carnaval pode ser também tempos de paz e harmonia, sem exageros e extravagâncias. Não dirija depois de beber e mais uma vez, beba com moderação.

Depende de você passar ou não um bom carnaval. Deus lhe deu o “Livre Arbítrio” para fazer o que quiser, mas também lhe deixou a “Lei de Causa e Efeito”, ou seja, faça o mal e esse mal virá para você também de alguma maneira; faça o bem e receberá de volta o bem. Vamos escolher o lado do bem?

Feliz carnaval para todos, sem vexames, atos impensados e, portanto, irresponsáveis, mas, com Deus (Amor e Paz) no coração. É fácil e faz um bem enorme para o coração da gente… 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: