Publicado por: Dirceu Rabelo | 05/09/2011

A POESIA SE ENCANTOU NA TERRA DE DRUMMOND

A POESIA SE ENCANTOU NA TERRA DE DRUMMOND

Dirceu Rabelo

 

Uma noite que deixará saudades, pelo menos neste velho coração mineiro escrevinhador. Não é todo dia que se pode passar uma noite em festa, com poetas, jornalistas, políticos de destaque, homens e mulheres de negócio, e muita gente bonita, alegre e inteligente, num ambiente descontraído e feliz.

Este foi o clima da “46ª Festa dos Destaques do Ano” que o jornalista Eustáquio Félix, colunista social do Jornal “Folha Popular” promoveu em Itabira/MG no dia 3 de setembro, para a entrega dos troféus “Carlos Drummond de Andrade”, “Jovens de Sucesso”, “Excelência Empresarial” e “Elegantes do Ano”.

Para mim, que estou lançando no próximo dia 10 meu livro “Palavras Lavradas – Crônicas e Poesias”, só de estar ali, já seria um grande prêmio. Agora, imaginem estar cercado de poetas e artistas por todos os lados? Estrelas e astros a iluminar o sagrado chão que viu nascer o grande poeta Carlos Drummond de Andrade, orgulho dos mineiros e de todos os brasileiros.

Tive o privilégio de conhecer a nossa poetisa maior, Delasnieve Daspet e seu simpático marido Nelson que abrilhantaram a festa, sendo o primeiro par da noite a rodopiar pela pista de dança ao som de um bolero. Não só conheci Delasnieve pessoalmente, como pude entregar-lhe um exemplar do meu livro “Palavras Lavradas” autografado, no qual ela me deu a honra de fazer o prefácio. Recebi dela, o seu último livro de poesias, “Cantares” que li e me maravilhei com sua magia no escrever, na viagem de volta à minha Dom Joaquim.  E, sonho de todo autor iniciante, fui chamado a receber o troféu “Carlos Drummond de Andrade” logo após a nossa “Poeta del Mundo”,  para depois tirarmos muitas fotos e trocarmos idéias que há muito eu almejava e vivermos, com outros colegas poetas, momentos de extremo prazer literário. Que noite maravilhosa!

Drummond, com certeza, lá do “Panteão dos Poetas  Maiores”  deve ter aprovado o encontro… Se é que não estava em espírito entre nós, todo circunspecto como no troféu!

Responses

  1. parabéns…vc tem o dom

  2. Pai, Parabéns por todo este sucesso mais que merecido.

    Este é apenas o começo de uma trajetória de sucesso! Você é muitíssimo bom no que faz, tem porque ser reconhecido.

    Estou sentindo um orgulho danado!!!!

  3. Obrigado, minha filha! E tudo começou com uma poesia que fiz para você em 1986, no Rio de Janeiro, no dia do seu nascimento: 05 de novembro. Você é então minha primeira musa inspiradora… Beijo apaixonado do pai!

  4. Caro amigo e irmão, Jackson do Diomar,
    Você, como sempre atencioso e dando grande força para a gente. São pessoas amigas como você que nos faz seguir em frente, lutando por nossa querida Dom Joaquim.
    Conto com a sua preciosa presença no sábado, dia 10 de setembro, no lançamento do nosso livro “Palavras Lavradas”. Grande abraço!

  5. Deslanieve Daspet Uma Grande Mulher parabéns alias parabéns para nos duas que fomos agraciada com esse Premio, maior da Poesia, Troféu Calos Drummond de Andrade
    Beijos
    Nancy Cobo
    Poeta Del mundo,
    Embaixadora da Paz,
    Escritora,

  6. obrigada, Dirceu!!
    Vc é excelente!

    Delasnieve

  7. Caríssima Delasnieve,
    Melhora-se quando se junta aos bons. Foi o que eu fiz depois daquele dia em que você deu como aprovado um poema nosso e eu entrei para os “Poetas del Mundo”. Dai para cá, as coisas foram se encaixando.
    Grande abraço agradecido, fraternal e poético.

  8. Parabéns querida Nancy Cobo, ilustre presença na premiação do Troféu Carlos Drummond de Andrade em Itabira. Você também foi presença marcante na grande festa que reuniu a poesia na terra do poeta maior dos brasileiros. Grande abraço, grande Embaixadora da Paz e Poeta del Mundo!

  9. Dirceu Rabelo, Esse evento como bem falou Deslanieve Daspet ficará NA LEMBRANÇA muito bem guardado e lembrado.na memoria e no coração
    Parabéns a vc tb e obrigada por tudo
    Deixo meu carinho, Meu respeito e toda a minha admiração por ti
    Beijos

  10. Obrigado, e mais uma vez, nossos parabéns a você, querida Nancy! Realmente foi uma noite inesquecível que só experimentei quando fui ator no Rio de Janeiro, nas décadas de 1970 e 1980 e participava de exposições de pinturas de grandes artistas plásticos e lançamentos de livros de grandes autores, ou mesmo de grandes estréias teatrais.
    Grande abraço para você!

  11. “Se procurar bem você acaba encontrando.
    Não a explicação (duvidosa) da vida,
    Mas a poesia (inexplicável) da vida.”

    Carlos Drummond de Andrade
    Ps.:A poesia de Drummond repita mais forte nas montanhas de ferro que une Minas neste abrAÇO com AÇO!!!

    Parabéns Dirceu! Do seu fã e discípulo:Claudim!

  12. Oh! Claudim, caro amigo, primo, irmão e agora colega de letras… Obrigadão mesmo, pelas gentis palavras que só reforçam a sua veia (veja bem, eu disse vêia e não véia – rsrsrs) lírica e poética. Vamos ainda fazer um poema a quatro mãos; você verá!
    Pena que na terra do ferro, Itabira, recebi um busto de Drummond em bronze, com óculos de alumínio e sobre uma pedra de mármore. Troço mais sem graça…
    Grande abraço!

  13. V. é um homem, especial, que emcontro, digno da academia de letras, adoro bolero, v. está lindo, nas fotos e elegante, a Dom Joaquim, serena, e suave, o nosso poeta maior, perfeito, nosso patrimônio, e estou com muita vontade de receber, PALAVRAS LAVRADAS, com aut., carinhosamente.

  14. Erica,
    Não tenho nada de especial a não ser saber cozinhar bem e lavar, passar roupas e costurar minhas próprias meias furadas. rsrsrsrs Quando fizer o lançamento do livro em Belô, te aviso; combinado?
    Grande abraço!

  15. Don Dirceu:) que felicidad y que bonitas fotografias! Abrazos!

  16. 🙂 Ficou melhor agora, querida Zelle, com o seu carinho espanhol…
    Muito obrigado por tanta gentileza, tanta bondade e especialmente por seus amáveis comentários, sempre nos dando força especial para seguir em frente. Um beijo brasileiro!

  17. Mil Besos, Dirceu!

  18. Outros milhões para você, querida Zelle!

  19. Que bacana Dirceu. Fico feliz por você. Sei que é merecido. Valeu amigo. Vamos comemorar juntos qualquer dia desses!

  20. Parabéns de verdade a você, Dirceu, e ao companheiro espiritual e anônimo que com certeza escreveu uma metade do livro sem ao menos alguém se dar conta disso, a não ser você, é claro. Um dia você mesmo vai estar no lugar deste anjo vendo seu tutelado receber o troféu que pertencerá a metade a você. Os anjos têm também a satisfação de verem seus trabalhos reconhecidos através dos anjos que eles estão formando na escola da vida. Aprendi que não pode ser de outra forma no livro do espírita Chico Xavier e sei que você sabe essa verdade.
    Comprarei o livro que lhes pertence com prazer e farei propaganda o resto da vida. Livro de anjo não envelhece nunca.
    Coloque o livro à venda na internete!
    Fique em Deus e sucesso!

  21. Lendo seu blog todo esse tempo e vendo seu exemplo de luz, acho que não tem mais jeito de eu colocar em dúvida o que ensina a Doutrina Espírita. Passo a ser um militante da Doutrina Espírita hoje e talvez no futuro desta vida ainda eu me torne um espírita como você já o é há tempos!
    Seu blog é muito bom mesmo, seu companheiro espíritual deve estar nessa também; com certeza está!

  22. Jaime Gomes, amigo sumido! Há quanto tempo?
    Estou longe, caro amigo, de ter ainda alguma luz espiritual. Sou um simples espírito que luta para encontrar um lugarzinho ao sol, para encontrar esta luz que é o Mestre Jesus. Você com certeza, já é um espírita, pois pelos papos que tivemos, é uma pessoa pouco apegada a coisas terrenas, a coisas materiais.
    Muito obrigado mais uma vez pelos elogios ao nosso blog que, aliás, está bem próximo dos 200.000 acessos em 1 ano e oito meses de vida.
    Grande abraço do amigo de sempre.

  23. Amigo Jaime,
    Este “anjo”, ou Mentor Espiritual, no meu caso tem nome: Meimei e foi citada, reverenciada e teve lá o meu agradecimento no nosso livro “Palavras Lavradas – Crônicas e Poesias”. Em momentos que a ideia não fluia, ela vinha e me dava todas as coordenadas para que a poesia ou a crônica saisse a contento. É formidável a forma como esses bons espírtos atuam. Devo tudo a eles que agem em nome de Jesus. Ontem, dia 10, no lançamento do meu livro aqui em Dom Joaquim/MG, minha cidade natal, falei disso e ninguém estranhou o fato.pois sabem que sou espírita e embora não seja médium de psicografia, recebo mensagens dos meus amigos espirituais de todas as maneiras, até através de sonhos e intuição. ]
    Grande abraço em Jesus!


Deixe um comentário

Categorias

