Publicado por: Dirceu Rabelo | 31/12/2011

PERU – DICAS PARA VISITANTES

PERU – DICAS PARA VISITANTES

 Dirceu Thomaz Rabelo

– Não deixem de conhecer a pirâmide Inca de Uacapullama (foto -ao fundo), quase no centro da capital Lima. Ela fica no bairro de San Isidro e pode ser visitada através de um passeio turístico feito em um ônibus de dois andares que percorre toda Miraflores. Linda! Inacreditável!

– Das comidas típicas do Peru, o anticucho (coração de boi assado no espeto) e ceviche – este o prato mais tradicional do país vizinho – que vem com peixe arroz, batata (que no Peru chamam de papa), choclo (um pedaço de espiga de um milho grande cozida) e cebola crua.

– Quando você pede o anticucho, normalmente vem também o rachi, que são miúdos mais as tripas do boi fritas. É um prato gostoso e muito popular.

– O Ceviche pode ser servido em restaurantes mais caros com “tudo em cima” e é bem mais caro, mas vem também com todos os frutos do mar e é muito mais saboroso.

– A carne de chancho – diz-se txancho – (porco) também é servida, mas em menor quantidade.

-Pedir uma truta dos Andes que no Peru é trucha, mais papas especiais (batatas) e arroz não é coisa do outro mundo; paga-se por isso em restaurantes populares, somente 12 soles que não chegam e R$8,00. É uma delícia!

– Já o pollo (frango) é comido de todo jeito, a toda hora e a preços os mais variados possíveis. E são muito, mas muito mais gostosos do que os frangos do Brasil. Não sabendo o porquê desta grande diferença de sabor, obtive do amigo Edwin Salazar, um grande empresário e intelectual da família de Julissa, noiva de meu filho Dirceu, a explicação para o fato:

– Como sabemos, o Peru é um país que tem uma grande frota pesqueira e um litoral bastante piscoso. Essa abundância em peixes faz com que haja muita sobra e da sobra, faz-se a farinha de peixe que serve de alimento aos pollos ou frangos das muitas granjas peruanas. Nossos frangos no Brasil comem qualquer carniça que pintar na reta… Os frangos daqui chegam a ter um leve sabor de peixe e são extremamente macios.

– A sobremesa mais popular peruana é o picarones que são biscoitos fritos moles em forma de rodinhas e que vêm em pratos com calda de açúcar queimado. Meio fraco: nota cinco!

– Lima é uma cidade de trânsito louco. Mas quando eu disse louco é LOUCO mesmo! Com letras bem maiúsculas. Ninguém respeita nada e é um buzinaço o tempo todo. Cruz Credo!

– E olha que o Peru, que aqui leva acento (Perú) tem cerca de 28.000.000 de habitantes. Quase um terço, beirando os 9 milhões moram em Lima.

– No último dia de Peru, experimentei dois pratos bem diferentes daquele país:

Leite de Tigre: caldo com leite de vaca, muito limão e temperos diversos, muita pimenta e pedaços de peixes crus e outros fritos (separados) e frutos do mar. Como o nome bem diz, é uma iguaria de origem asiática.

– Pimenta aqui só falta ser comida em doces, ou colocada nas mamadeiras dos bebês. Nossa Senhora das Pimenteiras Ardidas! Haja banheiro!

– Prato interessante que comi no último dia de Peru: Cuy – porquinho da Índia frito que é muito tradicional nas mesas dos moradores da Cordilheira dos Andes (foto acima). A carne tem o sabor da nossa paca.

– Povo feliz e ordeiro, o peruano é gozador e brincalhão como o brasileiro. Agora mesmo o Chile, por questões banais está louquinho para entrar em guerra com eles. Estão levando tudo na molecagem. Nem estão aí para o Chile. Mas existe entre eles e a “lombrigona do Pacífico” (o Chile), a mesma rivalidade entre Brasil e los hermanos Argentinos (los maricones chatos del sur). Na foto abaixo, as famílias Salazar/Flores do Peru, em confraternização com os Thomaz Rabelo, brasileiros, depois de farto almoço. Bom demais da conta!

– Depois eu volto com mais dicas do PERU.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: