Publicado por: Dirceu Rabelo | 29/02/2012

DAMA-DA-NOITE (CESTRUM NOCTURNUM)

DAMA-DA-NOITE (cestrum nocturnum)

 

Dirceu Thomaz Rabelo

Aqui em nossa casa de Dom Joaquim/MG que todos conhecem como “Villa Arranca Toco”, e que é uma pousada dos “Thomaz Rabelo” temos dois pés de dama-da-noite que são o xodó de todos os moradores da Rua São Geraldo e, claro, nosso também.

Bem, vamos conhecer um pouco mais desta planta que dá uma flor tão perfumada que extasia à grande maioria das pessoas mas, que  causa aversão e até dores de cabeça a outros?

Há mais de uma flor que é conhecida com o nome popular de Dama-da-Noite. Mas a que pessoalmente denomino como Dama-da-Noite é a da foto ao lado, e somente ela é que chamo assim. A Dama-da-Noite (Cestrum nocturnum) também é conhecida com os nomes de Rainha-da-Noite, Flor-da-Noite, Jasmim-da-Noite, Coirana, Coerana e Jasmim-Verde. Em espanhol é chamada de Cotí, Dama-de-la-Noche e Galán-de-Noche. Em inglês é chamada de Night-blooming Cestrum, Lady-of-the-Night entre outros nomes.

Seu habitat original são as regiões tropicais da América, principalmente nas Antilhas e México, assim como também é nativa da Índia.

A Dama-da-Noite é uma planta arbustiva de ciclo de vida perene. Pode atingir alturas de até 4 metros, apesar de seu tamanho médio girar em torno de 1,5 m. Chega a 1,5 m de diâmetro. Tem caule com textura semi lenhosa, começando reto e ramificando-se de forma sinuosa, com terminações pendentes. As folhas são simples, ovais e brilhantes na parte superior. Possui flores de aroma inebriante que só se abrem e exalam este perfume durante a noite. O perfume da Dama-da-Noite é um dos mais fortes entre as plantas. As flores são pequenas em forma de cálice, com uma terminação que lhe dá o aspecto de uma estrela. São em grande número, de pequenas dimensões na cor branca, havendo uma variedade de flores amarelas. Enquanto estão fechadas as flores tem uma coloração esverdeada. Quando estão abertas são brancas em sua parte interna. A época de floração é a Primavera e o Verão. A polinização fica a cargo de abelhas, beija-flores e borboletas. Caso queira atrair borboletas para seu jardim a Dama-da-Noite é um bom chamariz. Os frutos são bagas de cor branca, translúcidos em sua parte interna.

Toda a planta é tóxica, mas nas folhas e frutos verdes há uma maior concentração de glicosídeo. A intoxicação provoca vômitos e náuseas, seguido de agitação psicomotora, distúrbios comportamentais e alucinações, midríase e secura das mucosas.

A Dama-da-Noite é utilizada tanto no paisagismo como na perfumaria. Segundo dizem, o óleo essencial é utilizado para manter o vigor sexual.

Em sua utilização como planta ornamental pode ser utilizada junto a cercas para recobri-las. Pode ser conduzida através de podas e tutoreamento, sendo utilizada como trepadeira. Normalmente é utilizada isolada mas pode ser em pequenos grupos que também dá um belo efeito. Deve ser cultivada a pleno sol para que produza mais flores. Caso se deseje que produza menos flores, pode ser cultivada a meia sombra, florindo menos e sendo menos perfumada. É indispensável em jardins aromáticos. Como toda planta de odor forte, não é conveniente tê-la próximo à casa, caso haja pessoas sensíveis a fortes odores, pois podem causar alguma reação alérgica.

É uma planta rústica que exige poucos cuidados, adaptando-se melhor a locais de clima quente e úmido. Deve ser cultivada em sol pleno. Ainda que esteja em uma área sombreada, deve receber luz solar direta a maior parte do dia. Não se dá bem com a salinidade, não sendo conveniente para jardins de casas próximas à praia. O fato da planta ser tóxica exige cuidados em seu manuseio. Lave muito bem as mãos após tratar da planta, e preferencialmente utilize luvas. Só deve ser regada quando a terra estiver seca, sendo que o solo deve ser arenoso e rico em matéria orgânica. Na adubação utilize adubos que contenham fósforo. Em relação aos adubos naturais pode-se utilizar tanto farinha de osso (pó de osso) como farinha de peixe. A adubação deve ser feita ao menos uma vez ao ano e sem exageros. Ao adubá-la não deixe o adubo exposto na superfície, no caso dos adubos em pó, removendo um pouco a terra e misturando-o a ela. Se plantadas em vasos devem ser adubadas e regadas com maior frequência. Pode ser podada, sendo o momento ideal para isto o período logo após o fim da floração, dando preferência a tirar-lhe apenas galhos secos ou doentes. É uma planta invasiva sendo que, a qualquer descuido pode espalhar-se facilmente.

A multiplicação é feita na Primavera, Verão e Inverno. Sua reprodução pode ser feita através de estaquias dos ramos ou por sementes. As sementes têm apenas 1 mm, sendo esféricas e achatadas. Como é comum, plantas de maiores dimensões levam um tempo considerável para atingirem a maturidade quando multiplicadas através de sementes, sendo mais prático a produção através de estaquia pela maior rapidez a atingir a maturidade.

É uma pena que ainda não inventaram uma forma de se sentir aromas pela internet, pois este post só estaria completo se fosse possível sentir o intenso perfume destas pequenas flores.

Fontes:

Ambiente Brasil

Jardineironet – Blog Imaginação Ativa

Veja aqui mais imagens de Dama-da-Noite

Wikimedia

Anúncios

Responses

  1. Sem desmerecer os poderes sua frondosa “dama da noite”, no jardim de
    Maria Jorge tinha uma “moita” que perfumava até o alto do Cruzeiro. Lembra-se?

  2. Joãozinho, caro amigo!
    Eu plantei as duas mudas lá em casa, de pura inveja de Maria Jorge que dormia aspirando aquele perfume gostoso que invade casas e ruas inteiras.
    Eu me lembro também do pé de dama-da-noite que tinha na casa de Joaquim Pires (D. Maria Mourão) que nas noites frias de junho, levava seu perfume até a Barragem, para que a brisa da queda d’água o espargisse pelo pasto de Blandina chegando até o Gaia.
    Se é para aumentar o poder do cheiro da dama-da-noite, agora eu acho que exagerei um pouco, não? srsrsrsrsr

  3. Dirceu, querido! Interessante esse seu artigo sobre a “dama da noite” uma flor muito marcante em minha vida: qdo. eu morava em Santa Teresa/RJ eu subia as ladeiras comendo as pétalas de todas as “damas…” que encontrava pelo caminho e nunca senti nenhuma reação física, a não ser uma grande disposição, tanto que, mal conseguia conciliar o sono; essa flor com esse cheiro, realmente me embriaga…Rrsss.

  4. Querida Helena,
    Realmente, na subida de Santa Teresa/RJ, várias casas ainda têm um pé de dama da noite bem na porta. E é uma flor de perfume inebriante. Engraçado de vc comer a flor e não sentir nada, a não ser excitação e chegar a ponto de perder o sono. Beijão!

  5. Bom dia!, amigo me informe como consigo comprar uma muda desta e da outra que é um cacto lindo tbém e eu já tive as duas. Hj estou morando em Natal – RN e ñ estou achando para comprar nem para pedir.

  6. Klea,
    Você, aí no nordeste, não posso informar-lhe onde encontrar mudas das espécies. Agora, se você tiver oportunidade de ter alguém que venha a Minas, Belo Horizonte, qualquer loja de mudas de plantas ou flores vai lhe vender quantas você quiser e a preços irrisórios. As minhas foram podadas agora, há poucos dias e centenas de mudas foram jogadas fora, pois os galhos são as mudas. Elas já estão brotando e em junho, com um friozinho de 6 a 8º, elas vão fazer a festa com suas flores brancas que mais parecem um cafezal em flor. E o perfume?
    Grande abraço!

  7. Por favor se puderem me ajudar, tenho um pequeno pé da Dama da noite, em uma jardineira aqui em casa SP Sáo Paulo, desde já fico muito agradecido, apenas quero saber como faço para podar etc, se é que isto é necessario… por estar em uma jardineira etc nao sei, abraço muito obrigado

  8. Caro José Antônio,
    Tenho dois pés aqui em minha casa no interior de Minas e eles foram plantados diretamente no chão e logo depois de florescerem, começam a se esgalhar indefinidamente e aí eu tenho que podá-los com um amolado facão. Notei que elas gostam da poda, pois após no máximo trinta, quarenta dias as flores voltam com cachos enormes e muito perfumados.
    No seu caso, acho que seria bom fazer uma poda menos radical.
    Um abraço!

  9. Oi, amigo Rabelo…as plantas traz-nos grandes amigos. É tradição na minha família todos terem um pé de dama-da-noite no quintal. Minha mãe tinha m carinho especial por essa planta e nos contagiou. Nunca ficamos sem essa planta, se morre plantamos outra muda…É odorífera e singelas são as florezinhas, encanta aos transeuntes que passam à noite em frene à minha casa. Pega fácil, florece rápido e tem um odor encantador. Um abraço.

  10. Querida nova amiga Rita de Cássia! (Xará de minha bisavó paterna)
    As minhas damas-da-noite são o xodó da nossa rua. Agora mesmo está chegando a hora da poda e todo mundo quer uma estaca para plantar.
    Eu amo as plantas e as trato como se elas fossem animaizinhos que ainda não evoluíram para tal, mas estão no caminho certo.
    Grande abraço fraternal!

  11. Minha esposa plantou uma Dama da Noite, perto da nossa varanda e ao lado de uma rede de descanso. Após o crescimento da planta e da floração, surgiu o perfume forte no começo da noite. Ocorre que este perfume me causou intoxicação e reação alérgica. Preciso cortar esta planta urgente, mas minha mulher é contrária a idéia. Portanto, se vc está pensando em plantar uma Dama da Noite, cuidado, pense bem !!!!!

  12. Caro Maurício,
    Eu gosto muito do perfume da dama da noite e os dois pés daqui de casa estão carregados de flores. Eu dou lá meus espirros mas, fica só nisso.
    Não sabia que o perfume poderia causar intoxicação e reação alérgica mais forte…. Bom, eu continuo aqui com o perfume gostoso desta flor que parece ser do interior do Brasil, mas que é mexicana e outra de origem indiana.
    Um abraço mineiro!

  13. Gosto muito dessa flor.tem cheiro de mel

  14. Gosto muito dessa flor,tem cheiro de mel

  15. Engraçado, caro Ramon, sempre gostei de dama-da-noite, mas nunca atinei para o seu perfume de mel… E não é que é mesmo?
    À noite, pequenas mariposas cinzas se deliciam com seu mel. Eu as vejo em pequenos voos por entre os cachos da árvore, no contra-luz do poste da rua.
    Um abraço e Feliz 2013!

  16. Ola, bom dia! Entao, sempre quis ter esta planta!! Desde pequena, quando sentia este cheiro inebriante ficava encantada. Até que comprei duas mudas de dama da noite, plantei-as em um lindo vaso em forma de cone, apliquei-lhe uma vitamina, recomendada pela floricultura (um po que se mistura com agua) e a coloquei em minha varanda a 4 dias, encantadissima. A noite, quando ela comeca a soltar seu maravilhoso odor, encho quase que por completo meu pulmoes, só para senti-lo um pouco mais. Mas, ela esta murchando. As folhas estavao abertas, fortes e agora estao murchando e se fechando. Estou muito preocupada e triste. Podem me ajudar a salvar a minha dama da noite? Uma amiga me disse que pode ser por ela esta proxima a uma outra planta chamada alfinete, é possivel? Ahh, parabens pelo belo arbusto!!!

  17. Rosa, querida!
    Sempre vi os pés de dama-da-noite plantadas em terra firme e nunca em vasos. Agora, quanto ao tal de pó branco misturado em água, será que você colocou a quantidade certa?
    Acho bom você procurar o floricultor e certificar-se do que se trata tal pó branco, e se a quantidade aplicada foi a acertada ou indicada.
    .Melhoras para sua plantinha! As minhas foram podadas agora, na lua crescente e são tão sem-vergonhas que já estão floridas e perfumadas à noite.
    Um abraço!

  18. conheço uma pessoa que teima comigo que dama da noite abre durante o dia.diz que a planta ta doente aff

    • Não existe isso! Dama da noite só abre e exala perfume depois que o sol se poe e que escurece mesmo. E outra coisa: se chove, ela volta a se fechar e não deixa o perfume sair. Agora, 23h25min do dia 04 de novembro/2013, minha janela do quarto está aberta e o perfume dos meus dois pés de dama da noite estão invadindo toda a casa… Aliás, toda a rua! Perfume gostoso…
      Um abraço, Laurice e que Jesus a abençoe!

  19. amém. e por isso que chama dama da noite kkkk cada uma que a gente ouve. 🙂

  20. Isso mesmo Laurice! Um abraço!

  21. Olá meu amigo Dirceu sou louco pelo cheiro dessa planta e queria saber de vc se ela é tóxica para felinos e peixes estou montando um lago no meu jardim e essa foi a primeira planta que pensei em planta-la mas lendo seu artigo vi que posso correr o risco de toxicar os gatos da minha esposa e os peixes do lago vc sabe se isso pode vir acontecer? Obrigado

    • Caro Alessandro,
      A dama-da-noite não chega a ser tóxica a este ponto. Existem pessoas que não se dão bem com ela, ou melhor, com seu cheiro, seu perfume. Mas, meus gatos e passarinhos vivem em cima dos meus dois pés desta planta, pulando entre seus galhos e não há nada disso. Meus netos arrancam varas das duas árvores e brincam com elas como se fossem abanadores e às vezes, crianças levam galhos floridos delas para suas mães. Cadê a toxidez delas?
      Grande abraço!

  22. Obrigado pela resposta Dirceu com certeza irei coloca-la perto do lago, se não muito incomodo queria te fazer outra pergunta tem como eu manter essa planta não muito grande através de podas? queria que ela ficasse como essa da foto porque o lugar que vou colocar ela não é grande é um espaço pequeno e também ficaria desproporcional com as outras plantas que já estão la no jardim. Obrigado

    • Caro Alessandro,
      A coisa que a dama-da-noite mais gosta é de uma boa poda. E isso deve sempre acontecer depois de uma boa florada. Depois da florada, ela dá as sementes e daí vem um repouso. Antes desse repouso eu sempre faço a poda quase que total, deixando os galhos quase que desnudos e ela brota do nada e vem com galhos novos e daí as flores aos cachos, como uvas brancas e perfumadas. Faça isso e verá que maravilha! Abraço e que Jesus o abençoe!

  23. Obrigado Dirceu pela atenção, essa planta é realmente fascinante hoje já fui em um viveiro comprar uma muda, obrigado novamente e que Jesus te abençoe também. Valeu

    • As minhas duas damas-da-noite receberam poda há quinze dias e já estão ensaiando flores para nós, antes que as chuvas cheguem. As flores não soltam o perfume com chuvas. Só com o ar frio da noite é que elas deixam exalar o seu gostoso perfume; sem água!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: