Publicado por: Dirceu Rabelo | 06/03/2012

QUEM INVENTOU O ANO BISSEXTO?

QUEM INVENTOU O ANO BISSEXTO?

Por – FRANCISCO VIANNA

29 de fevereiro de 2012 (ano bissexto)

Anos bissextos são anos que têm 366 dias, ao invés dos outros anos que têm 365. A introdução de mais um dia, de quatro em quatro anos, foi necessária porque a extensão real de cada ano é de 365,242 dias, ou 365 dias e 6 horas, aproximadamente. Então essas seis horas excedentes, após quatro anos, dão 24 horas, ou um dia excedente que foi incluído no mês de fevereiro que, nos anos bissextos conta com 29 dias. Então, um ano para ser bissexto tem que ser múltiplo de 4 e, como tal, passa a ter 366 dias.

No entanto, tal aproximação não é exata e, em função disso, ocorre que de 400 em 400 anos (ou de 4 em quatro séculos) sobra uma fração acumulada de 6 horas por século. Assim é que o ano de 1900 não foi bissexto, uma vez que adicionando um dia extra a cada 4 anos, em quatro séculos, sobram três dias. Por esta razão, apenas um em cada quatro anos que fecham seus séculos será considerado como bissexto. Há séculos, tais anos só são considerados bissextos se forem da mesma forma divisíveis por 400. Portanto, os anos de 1700, 1800, 1900 não foram anos bissextos, 2000 foi, como será também o ano de 2400, ao passo que o ano de 2100 também não será bissexto. 1600 e 2000 foram anos bi sextos pelo fato de serem expressos por números que são divisíveis por 400.

 

JULIO CESAR, O IMPERADOR DE ROMA, FOI QUEM CRIOU A NOVIDADE

Julio Cesar e seu estandarte imperial. SPQR e’ um acrönimo que significa Senatus Populus Que Romanusque, traduzindo, quer dizer “O Senado näo e’mais do que o povo romano”

O imperador romano Julio Cesar foi quem esteve por trás da origem do ano bissexto em 45 DC. O primeiros romanos tinham um calendário de 355 dias e para guardar os festivais que aconteciam mais ou menos na mesma estação de cada ano, foi criado um mês de 22 ou 23 dias a ser observado ano sim ano não. Julio Casar decidiu simplificar as coisas acrescentou dias a diferentes meses do ano para criar um calendário de 365 dias por ano, estabelecendo o cálculo atual que foi levantado pelo astrônomo de Cesar, Sosígenes. A cada quatro anos, seguindo-se ao 28º e último dia do mês de ‘februarius’ (fevereiro), um 29º dia foi acrescentado e ordenado a sua observância, transformando daí em diante, todo o quarto ano em ‘ano bissexto’.

Em 1582, o Papa Gregório XIII definiu o calendário com a regra romana do ano bissexto que passou a ocorrer toda vez que o número do ano fosse múltiplo de quatro. Da mesma forma, regulamentou que os anos que fecham os séculos só serão bissextos se forem múltiplos de 400.

NR) Colaboração: Jandira Adami (Grupo Alhos & Bugalhos)

Anúncios

Responses

  1. que poedre

  2. alguem sabe me responder
    porque o homem inventou o ano bissesto caralho?

  3. Eliane,
    Para quê o palavrão? Auto-afirmação? Ou só brincadeira de mau gosto?
    A informação é importante para muita gente, como foi para mim.
    Se não é importante para você, pelo menos deixe que aquelas pessoas mais inteiradas do assunto o comentem.
    Procure algo de bom para fazer, assim como ajudar o próximo… Quem sabe, você se encontra com Deus?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: