Publicado por: Dirceu Rabelo | 18/03/2012

POEMA DO IDOSO

POEMA DO IDOSO

Se o meu andar é hesitante
e as minhas mãos trêmulas,
ampara-me.
 
 
Se a minha audição não é boa,
e tenho de me esforçar para ouvir o que me dizes,
procura entender-me.
 
 
Se a minha visão é imperfeita
e o meu entendimento escasso,
ajuda-me com paciência.
 
 
Se minha mão treme
e derrubo comida na mesa ou no chão,
por favor, não te irrites, tentei fazer o que pude.
  
 
Se me encontrares na rua,
não faças de conta que não me viste.
Para para conversar comigo. Sinto-me só.
 
 
Se, na tua sensibilidade,
me vires triste e só,
simplesmente partilha comigo um sorriso e sê solidário.
 
 
Se te contei pela terceira vez a mesma história
num só dia,
não me repreendas, simplesmente ouve-me.
 
 
Se me comporto como uma criança,
cerca-me de carinho.
 
 
Se estou doente e sou um peso,
não me abandones.
 
 
Se estou com medo da morte e tento negá-la,
por favor, ajuda-me na preparação para o adeus.

(Autor: Maciel Alves Guimarães da Silva, com 14 anos, da 8a. série D da E.E. Ana Cecilia Martins de Sorocaba)

Ref: http://pt.wikipedia.org/wiki/Idoso


Responses

  1. Perfeito!!!
    Forte abraço,
    Renata Tinôco Almeida

  2. Grande abraço, querida amiga Renata!
    Veja que poema lindo e com autor desconhecido. Resolvi postá-lo para homenagear nossos idosos, às vezes tão desprezados…

  3. Nota:- Este poema foi escrito pelo aluno Maciel Alves Guimarães da Silva, com 14 anos, da 8a. série D da E.E. Ana Cecilia Martins de Sorocaba, após visita que os alunos daquela Escola fizeram ao Lar São Vicente de Paulo, onde sou voluntário.
    Jairo Valio

    • Caríssima Sheila,
      Não entendi bem, pois o recado foi dado pelo voluntário Jairo Valio e você fez o comentário, mas mesmo assim vou colocar os créditos do autor , que a partir de agora já não é mais desconhecido. Parabéns ao jovem Maciel Alves pelo belo poema aos idosos!


Deixe uma resposta

Categorias

