Publicado por: Dirceu Rabelo | 04/05/2012

MEU MEDO MÓRBIDO DO AMANHECER

MEU MEDO MÓRBIDO DO AMANHECER

Dirceu Thomaz Rabelo

Eu sempre me identifiquei com os vampiros dos filmes de terror que fugiam deixando suas vítimas de pescoços ensanguentados, ele próprio apavorado, quando via surgir os primeiros raios da luz solar, para enfiar-se num caixão e cerrar sua tampa sobre si.

Espera aí! Não se assustem. Vamos por partes.  

Nunca quis morar na Transilvânia, como o Conde Drácula; nunca gostei de sangue, a não ser daqueles usados nas galinhas ao molho pardo e nos chouriços ou morcelas. Também não sou chegado a morder pescoço de moça donzela. Sempre fui mais carinhoso; beijinho e tal… Ah! Também nunca pensei em dormir em caixões. Isso só deve mesmo acontecer, quando eu bater as botas, ou como nós espíritas falamos: quando eu desencarnar.

Nome deste medo? EOSOFOBIA ou EOSOPHOBIA. E está lá no dicionário: aversão e medo mórbido irracional, desproporcional, persistente e repugnante do amanhecer. Mas a Wikipédia já diz que o eu tenho é FENGOFOBIA (Medo da luz). Vá lá entender essa gente!

Bem, aqui pra nós: pode até existir alguém com um medo tão bravo como este descrito acima, mas o meu era só uma “aversão” da juventude, em ver o dia amanhecendo, e eu ali na gandaia, enquanto todo mundo estava saindo para trabalhar. Até que acordar cedo, para ver o dia amanhecendo e os passarinhos cantando e você ali, aguando a horta com uma xícara de café quente na mão é bom demais da conta.

Nunca gostei mesmo é do dia alvorecendo em plena farra! Se eu estivesse no melhor da gandaia, era só dar as quatro, cinco horas da manhã que eu me retirava para casa e procurava dormir antes que o dia amanhecesse.

E nem me chamem de neurótico! Se virem a lista de fobias, vocês terão ataques de riso, isto é, se não forem GELIÓFOBOS, os que têm medo das gargalhadas.

Imaginem ter medo de espantalhos (BOGYFOBIA), de espelhos (CATOPTROFOBIA), da felicidade (CHEROFOBIA), medo de abrir os olhos (OPTOFOBIA), de morrer defecando (ESTRUMINOFOBIA), de tomar banho (ABLUTOFOBIA). Dizem que os franceses sofrem muito desta última…

AFOBIA? É o medo da falta de fobias… Esse deve ser doido de rasgar dinheiro, correr da sombra e dar tapa na lua.

Agora vem o pior medo do Brasil e do mundo: POLITICOFOBIA – E é isso mesmo que vocês estão pensando… Nem passo perto de Brasília; nem por cima, de avião!

Mas eu também não estarei nem aí se me chamarem de maluco. Não serei um RHYTÍFOBO, ou aquele que tem pavor de se encher de rugas. Nem ligo mesmo, pois tenho outros medos ou fobias de nomes complicados, como:

ANUPTAFOBIA – Medo de ficar solteiro;

ANTROPOFOBIA – Medo de relâmpagos;

CERAUNOFOBIA – Medo de trovões;

FILOFOBIA – Medo de enamorar;

OFIODIOFOBIA – Medo de cobras;

HEXACOSIOIHEXECONTAHEXAFOBIA – Medo do número 666 – Não! Não tenho medo do número 666, mas só coloquei o nome da fobia porque fiquei com medo dela (a fobia) pelo tamanho da palavra;

HIPOPOTOMONSTROSESQUIPEDALIOFOBIA – Medo de palavras grandes – Este é o meu medo da palavra acima;

PENTEROFOBIA – Medo da sogra (esse é generalizado!);

TAFOFOBIA ou TAFEFOBIA – Medo de ser enterrado vivo;

TROPOFOBIA – Medo de mudar ou fazer mudanças;

AMERICANOFOBIA – Medo dos americanos e da sua cultura (tenho pavor!);

PONOFOBIA – Pavor do povo brasileiro: o de trabalhar muito!

PROSOFOBIA – Medo do progresso; (parte do povo de Dom Joaquim tem esta fobia atarracada até a goela…)

E agora a última: CRONISOCOFOBIA – Medo mórbido de não saber como terminar uma crônica. Esta eu inventei agora, e podem adicionar ao dicionário de vocês.

Muito obrigado! Ufa!

Responses

  1. Oi eu adoro muito os livro do crepúsculo não vejo Hora de ver o filme do amanhecer a gradeeco muito altura a brigado

  2. Graciele, minha querida!
    Sabia que por morar aqui no interior, onde não temos sala de cinema, ainda não vi nenhum dos filmes da saga do “Amanhecer”? Gostaria muito de assistir um deles.
    Abração!

  3. Tanatosfobia – medo da morte!

  4. PPPPP IIIIII, caro (a) amigo (a),
    Desse medo, tanatosfobia, vou morrer sem ele…
    Abraço!

  5. A tropofobia me persegue :s

  6. Não fique aborrecida com isso Daniela… Todos nós temos um pouco de tropófobos. Eu mesmo sou meio avesso a mudanças, quaisquer que sejam. Eu não gosto de mudar meus móveis do lugar. Só para você ter uma ideia. Quase morri quando mudei de parceiras. Bom, vou parar por aqui, porque você deve estar achando até que eu estou mentindo… Mas mudança de casa então? Nem pensar!
    Grande abraço!

  7. E bem interessante tudo isso, nao sabia q tanto medo tinha nome, muito menos q era doenca. Amei seu comentario.

  8. Mas é isso mesmo Lilian; todos esses medos têm nomes e curas também. Eu não gosto mesmo de ver o dia amanhecendo estando na farra. Parece-me de uma irresponsabilidade sem fim. Já acordar cedo para ver o dia amanhecendo é comigo mesmo.
    Obrigado pelo carinho e um grande abraço para você.
    Feliz Natal e um 2013 repleto de coisas boas e com Jesus lhe abençoando sempre.

    • Dirceu, feliz NATAL pra vc tambem e tenha um ano prospero com muita saude e realizacoes. Beijos e muita boa sorte.

      • Obrigado,querida Lilian! Para todos nós.
        Um beijo!

  9. Eu pensava que era única pessoa na terra que tinha medo do amanhecer kkkk nunca entendi…. Corro sempre pra casa antes das 4h da madruga kkkkkkk…..

    • Não, caro José Freitas. somos muitos e isso pode ter causas em nossas vidas passadas e na maioria das vezes a causa está lá, mas não é nada de ruim. Grande abraço e que o Mestre Jesus o abençoe.

  10. Gostaria de saber se está falando sério desse medo do amanhecer… Quando acordo, Ainda deitada tenho uma angústia terrível e inexplicável. Pode parecer piegas mas hoje pedi a misericórdia de Deus para me orientar porque eu sinto isso… quando vi essa foto do amanhecer no Google com esse titulo. Abri e li. Seria uma resposta? Não sabia dessa fobia.

    • Sim, querida Leila; não é nada de anormal essa nossa fobia e devemos lidar com ela com uma boa oração ao amanhecer e procurar sair da cama e abençoar os pássaros, as árvores, as nuvens, as pessoas e tudo ficará mais lindo como é todo o Reino de Deus. Adquirimos isso em vidas passadas e podemos deixar isso para trás com amor ao próximo e orações. Que Deus abençoe sua vida e ilumine seus caminhos com a mais Divina LUZ, principalmente a primeira luz do amanhecer. Grande e fraterno abraço.


Deixe um comentário

Categorias

