Publicado por: Dirceu Rabelo | 08/05/2012

DESCOBERTA: AS ESTÁTUAS DA ILHA DE PÁSCOA POSSUEM CORPOS

DESCOBERTA: AS ESTÁTUAS DA ILHA DE PÁSCOA POSSUEM CORPOS

A Ilha da Páscoa ou Rapa Nui é sem dúvida um dos lugares que está na minha lista de destinos a conhecer. Sabendo disso, uma amiga me passou um e-mail que me deixou muito surpreso e aumentou a vontade de viajar para este que é um dos pontos mais isolados do planeta.

Localizada no Oceano Pacífico, essa ilha vulcânica foi descoberta pelo navegador holandês Jakob Roggeveen, no domingo de Páscoa no ano de 1722. Mais tarde, em 1888 tornou-se posse do Chile. Muitos mistérios cercam a Ilha de Páscoa que é famosa por suas incríveis estátuas chamadas Moais e que estão ao redor de toda a ilha que tem uma área equivalente a 6 vezes a Ilha do Mel, no litoral do Paraná.

A descoberta, não tão nova, mas que aumenta o mistério sobre quem as esculpiu, quem vivia na ilha, como elas foram parar lá é o fato de que as estátuas da Ilha de Páscoa têm corpos! Isso mesmo, as cabeçonas gigantes são estatuas completas cuja maior parte está enterrada e correspondem a corpos e mãos.

Um grupo de pesquisa privado tem escavado recentemente as estátuas da Ilha da Páscoa e está estudando as escrituras nos corpos das mesmas.

A dúvida agora é por que estes gigantes de pedra tiveram seus corpos enterrados? As estatuas sempre foram assim ou com o tempo ficaram desta maneira?

Uma das teorias sobre o desaparecimento dos habitantes originais de Rapa Nui foi a superpopulação que levou a conflitos internos e falta de alimentos. Agora surge outra hipótese: um enorme deslizamento pode ter varrido a ilha e sua civilização. Isso aniquilou a população e fez com que as estatuas ficassem com boa parte do seu corpo sob a terra.

NR) Colaboração da cantora, poetisa e leitora Marília Barbosa

Anúncios

Responses

  1. Prezado Dirceu,

    Parabenizo pelo excelente blog. Tem uma leveza e um comprometimento com a cultura e o conhecimento. Creio que está no caminho certo. Avante!

    Abraços,
    Prof. Lima Júnior
    entreopoemaeapoesia.blogspot.com

  2. Caro Professor e amigo
    José Lima Dias Júnior,
    Para nós blogueiros que fazemos isso por amor e que na maioria das matérias que “postamos” passamos despercebidos, receber um comentário desses é para nós como uma injeção de ânimo para que possamos tocar esta “barca da cultura” que poucos remam e ela sempre tem que ser tocada contra a correnteza que é o próprio estado que a exclui.
    Para você que é um professor e artista, isto que estou dizendo não é nenhuma novidade, não é mesmo?
    Grande abraço fraternal!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: