Publicado por: Dirceu Rabelo | 11/07/2012

APAIXONE-SE!

APAIXONE-SE!

Fotos: Vista parcial do Recanto da Represa (Barragem) – Dom Joaquim – Minas Gerais

Sempre que um novo dia amanhece e os nossos sentidos buscam captar as belezas que nos cercam, temos vontade de abrir as janelas da alma e inspirar com força a brisa fresca que brinca com a folhagem verde.

Sempre que um novo ano se apresenta fazemos planos para novas realizações.

No entanto, muitos não abriram os olhos físicos para saudar o ano que se inicia ou termina, nem para contemplar o alvorecer do dia de hoje ou despedir-se do sol, quando o crepúsculo enfeita a noite com seu manto negro bordado de estrelas…

Mas você está vivo!

E quando muitos não percebem sequer os canteiros floridos onde as borboletas bailam e o gramado se espreguiça, estendido como um tapete verde e macio, convidando a brincar…

E enquanto outros saem apressados para suas atividades do dia, sem se dar conta de que hoje é o nosso melhor momento, um poeta se deteve para escrever este belo conselho em forma de poema:

Apaixone-se pelo mistério que nos cerca, pelo ar que você respira, pelas árvores e pelas estrelas.

Olhe com atenção para as flores. A visão é antes uma ação do cérebro que dos olhos.

Ouça o vento nas folhas, o canto dos pássaros e o tagarelar das crianças.

O ouvir é uma arte que depende mais da mente que do ouvido. Olhos e ouvidos são canais fantásticos que levam mensagens até você; eles serão inúteis se, em sua alma, não habitar a vontade de ver e de ouvir.

Apaixone-se por sua capacidade de se autotransformar para melhor. Você é um pouco deus na exata medida em que pode, por sua própria vontade e determinação, construir uma pessoa melhor.

O caminho da perfeição é infinito, mas cada passo nesta estrada é fonte cristalina de pura felicidade.

Ninguém é tão miserável que não possa dar um primeiro passo na direção certa, assim como ninguém é tão perfeito que já não precise caminhar.

Apaixone-se pelo saber, devore livros, raciocine, converse com pessoas inteligentes, ouça boas músicas, olhe com atenção para as obras de arte.

Os artistas, os filósofos, os poetas, os cientistas veem, ouvem e sentem mais que a maioria dos homens, e é mister aprender com eles.

Pergunte, discuta, descubra, polemize, investigue, faça experiências.

Dê o melhor de seu esforço em tudo o que faz. Ajude seu próximo e sua comunidade e descobrirá o verdadeiro significado das palavras “é dando que se recebe”.

Receberá em moeda divina, receberá em dignidade, sensibilidade, grandeza de Espírito e amor-próprio.

Trabalhe com o cérebro e com as mãos. Transforme o mundo em um lugar melhor para se viver.

Não polua, proteja a natureza, conserte sua calçada, plante flores em sua casa e em sua rua.

Lembre-se sempre de que cada atitude sua, cada movimento seu, será sempre na direção do bem ou do mal. Seu, de seus semelhantes ou de seu mundo.

Apaixone-se pelo progresso, por sua capacidade de se transformar e de transformar o mundo.

Apaixone-se por uma pessoa que ainda vai nascer.

Uma pessoa capaz de fazer perguntas, como Aristóteles ou Platão, capaz de ouvir, como Vivaldi ou Verdi, capaz de ver a natureza, como Van Gogh ou Renoir e tantos outros, capaz de usar as mãos com a habilidade de um Rodin ou de um Michelangelo.

Apaixone-se pela tarefa de ser parteiro de si mesmo, pela missão de dar-se à luz por vontade própria.

Apaixone-se por você amanhã.

Mas faça isso, enquanto é hoje…

Redação do Momento Espírita, com base em artigo de Oriovisto
Guimarães, publicado no Jornal Gazeta do Povo, em 06/01/2005.
Disponível no CD Momento Espírita, v. 10, ed. Fep.
Em 11.05.2009. KARDEC ONLINE

Responses

  1. Sou uma apaixonada…
    Gosto de ser e gosto de me sentir,em estado de amor.
    Isso me acolhe, me faz bem a alma e ao coracao,
    me da forcas e coragem para seguir tentando ser melhor a cada dia.
    Que texto maravilhoso, chorei como crianca lendo e sentindo cada palavra.
    Sua cidade eh linda, ja sou apaixonada mesmo sem conhece-la,
    eu a sinto como se ja estivesse estado la…como se tbm fosse minha.
    Tem lugares e pessoas que parecem sempre ter feito parte da nossa vida.
    Sei que vou apenas confirmar isso, qd tiver a oportunidade de conhecer
    Obrigada, meu coracao apaixonado agradece…
    Lindo!!! Boa noite

  2. Eu vejo que isso é bom Rosana e vejo tanta sinceridade em suas palavras. Gostaria tanto de me abrir assim, mesmo porque sei do quanto há de verdade neste texto. Caso contrário nem teria perdido meu tempo em publicá-lo, ou melhor, nem teria a cara de pau em fazê-lo.
    Mas tenho paixões e minhas paixões são outras e luto agora para que elas possam tomar um rumo certo. Estou me anulando completamente para que meus netos e minha filha de criação se encaminhem. É uma coisa maior, como se eu já estivesse predestinado a fazer isso. E a luta está rendendo frutos e eu a cada dia, antes de dormir agradeço a Deus e a cada manhã, peço-lhe forças para que o meu fardo, mesmo pesado, eu possa carregá-lo sem reclamar. E não é que estou vencendo?
    Deixe-me dar uma ajustada nos meus meninos e você virá visitar Dom Joaquim muito em breve. É bem provável que os dois tenham que fazer mesmo cirurgias e como a gripe A está rondando as capitais, não quero vê-los propensos a serem contaminados por ela. Deixemos a onda dessa gripe passar, para fazermos as cirurgias.
    Um beijo e boa noite.

  3. Que coisa boa Dirceu, fico feliz por saber de suas conquistas.
    Vc ja me disse sobre sua luta e dedicacao total a familia.
    Isso com certeza tbm eh paixao!!
    Qualquer demonstracao de afeto de forma intensa e dedicada eh paixao.
    Nao tenho pressa em conhecer Dom Joaquim, sei que vou um dia,
    e isso ja basta para o meu entendimento de que td tem o tempo certo de acontecer… e se tiver que acontecer inclusive.
    Peco a Deus que te ilumine e abencoe em sua luta e consequente anulacao de si em funcao de buscar um caminho para seus entes queridos.
    Isso eh privlegio de poucos meu querido….se doar de forma absoluta e apaixonada. Se vc assim sente e precisa fazer, so posso daqui te desejar mta forca e rezar pra que vc consiga.
    De qualquer forma agradeco seu cuidado em se colocar como um possivel anfitriao. Vou rezar para que td saia bem e de forma tranquila com seus pequenos.
    Um beijo e boa noite

  4. Fico mais uma vez feliz querida Rosana, com sua compreensão e carinho, ante aos meus pequenos que necessitam muito de mim neste momento. Não vejo de maneira alguma tudo isto como problemas que devo resolver, mas tarefas divinas que o Pai Celestial, generosamente me confiou. Não vou de maneira alguma decepcioná-lo! Deixei a bebida, o cigarro e qualquer outro tipo de gasto supérfluo, para que eles fossem bem atendidos. Claro que ajudei-me a mim mesmo e me prontifiquei a ajudar os pequenos que estavam por chegar. Tudo se encaminhou. Eles têm pais ausentes, sendo que o Yuri, o menorzinho, nem tem o nome do pai no registro de nascimento; portanto eles me chamam de vô ou vovô, mas a figura paterna para eles sou eu, que os visito pela manhã antes do trabalho para o primeiro beijo com cheirinho de xixi, depois os levo à escola de carro. Depois do trabalho, os espero na minha casa à tardinha para o lanche e as brincadeiras, aguar a horta juntos e finalmente à noite, eles ainda estão em minha casa (os mais velhos) vendo desenho animado comigo e “filando a boia do vovô”. Depois de dentinhos escovados descemos para a casa deles e fazemos uma oração em família e mamadeira nas mãos…. O vovô beija um por um e vai-se embora depois de abençoá-los e eles dormem na certeza de que no dia seguinte tudo se repetirá. Mas o vovô às vezes é bravo e briga e dá chinelada na bunda também. Mas, é uma coisa tão intensa que eu só fui saber que meu coração tinha espaço para tanto amor, quando esses miudinhos começaram a me chamar de vovô…
    Beijão!

  5. Com certeza essas mudancas, crescimento, elevacao espiritual
    e td mais que veio com elas, resultaram e continuam resultando em bencaos colhidas no dia a dia dessa escolha.
    Eh lindo e emocionante sentir mesmo de longe, esse seu imenso amor e dedicacao. Temos historias parecidas, vc sabe.
    Cada um dentro da sua realidade e escolha, mas bem parecidas qto a essa tentativa de resgatar e de cumprir o que entendemos, ser mais uma missao a cumprir.
    Na verdade para mim que estou longe do seu conhecimento e pratica espiritual, mas experiente e atenta ao aprendizado constante que a vida traz…eu continuo achando que nao se deve anular por nada e nem ninguem.
    O imenso amor que tive o privilegio de sentir qd me tornei avo, veio me ensinar mais uma vez…e mesmo assim ainda erro e mto, que amor nao faz sofrer, amor nao nos anula, amor nao machuca e nao tira liberdade.
    Amor conforte, acolhe, fortalece, liberta, suaviza, traz felicidade plena , Paz e sorriso. Amor que para ser repassado e doado, precisa ser praticado e sentido primeiro de td por nos mesmos.
    Nao posso substituir e nem trazer para mim a responsabilidade e a funcao a ser cumprida, de cada um dos meus amados….
    Mas posso e pretendo ajudar sempre!
    E para isso, preciso estar equilibrada, em Paz com a vida e feliz.
    Feliz em todos os sentidos, pq felicidade pra mim, eh exatamente isso…ver e sentir meus amados felizes…mas eu tbm.
    Que Deus te abencoe mto meu querido Dirceu, retornando em mta felicidade todos os seus sacrificios.
    Baci

  6. Na verdade, quando respondi ao seu comentário, também vi você e seus sacrifícios com os filhos e netos. Tudo tem sua razão de ser. Tudo faz sentido e você, como mulher centrada que é sabe disso. Deus, na Sua Infinita Bondade lhe deu também uma tarefa e ela está sendo cumprida. Esse “tempo” que você deu está sendo bom para você e para eles, seus filhos. Talvez os netinhos quisessem ficar mais coladinhos com a jovem e gostosinha vovó, que faz tudo que eles querem, com o maior carinho, mas a saudade não nos separa e sim nos une cada vez mais. Tudo a seu tempo.
    Jesus está vendo seu sacrifício.

  7. Ahhhh meu Deus isso eh que eh generosidade!!!!
    Jovem e gostosinha vovo….
    Dei uma deliciosa gargalhada aqui.
    Obrigada, vou guardar essa gargalhada e devolver em dobro…
    moco bonito da camisa cereja.
    Mas como disse vc acima…td a seu tempo
    smack

  8. É sempre bom gargalhar.
    Eu estou preocupado com sua vida artística! Você tem feito alguma coisa, algum trabalho? Depois me fale lá no cantinho de conversas reservadas sobre isso. Gostaria de saber como tem sido sua vida, trabalho, moradia, etc.
    Inté mais!

    • Vou te escrever por email,
      nao sei aonde tem cantinho de conversas reservadas aqui….

  9. O cantinho de conversas reservadas é lá no FACEBOOK… Já se esqueceu? Mas pode ser também por email….


Deixe um comentário

Categorias

