Publicado por: Dirceu Rabelo | 15/07/2012

RESSENTIMENTO

RESSENTIMENTO

Se você guarda ressentimento, sem dúvida cultiva cogumelos

venenosos na área reservada para a ensementação da jovialidade, de que se deve enriquecer, a fim de adquirir paz.

As ocorrências desagradáveis devem ser superadas com legítimo
esquecimento do mal que produziram.

O aprumo da honra pode ser examinado pelo fio de prumo da
consciência correta. 

Ninguém, na Terra, consegue eximir-se às lides e batalhas do
passado pessoal, ressumando sempre através dos choques vibratórios com aqueles que são simpáticos ou antipáticos, amigos ou desafetos.

Em decorrência, as paixões opinativas sempre ateiam incêndios de
cólera de umas pessoas contra outras ou lenificam os espíritos de uns ao lado dos outros.

Impossível passar incólume entre os homens, sem sofrer-lhe as
condições evolutivas.

Situado no proscênio das disputas e ferido pelos disparates ou
pela impiedade circunjacente, ascenda e paire acima do ambiente, desculpando realmente os que o ferem.

Conservar rancor, aguardando o momento do desforço, é como cravar espículos no sentimento, que não consegue olvidar o mal, em face da ferida sempre aberta, a drenar desagradavelmente.

O perdão, para ter função terapêutica em quem o doa, necessita
caracterizar-se pela total liberação do ressentimento.

Esse inimigo perigoso, o ressentimento, tem sido morbo pestilento
a contaminar os homens que lhe dão agasalho, degenerando, invariavelmente, em epidemias morais lamentáveis.

Não lhe permita a fermentação nos escaninhos do raciocínio que
investiga o porquê do mal com que o haja alguém afetado, nem lhe enseje fazer-se sombra perturbante nos clichês mentais, encarregados da evocação do fato.

Ato de coragem é envidar esforços por vencer o mal e dele libertar-se.

Quem se atribui força, porque fomenta mágoa ou ressentimento, não passa de enfermo que se engana, mediante o processo de transferência psicológica da fraqueza em resistência inexistente, que se desenvolve na covardia.

A presença da aflição de qualquer procedência constitui uma avaliação das conquistas morais, que dará o valor e a situação real daquele que lhe recebe o convite à reflexão e ao amadurecimento espiritual.

Nunca revide, a pretexto de defesa, usando a arma do agressor, nem
se envenene com o ressentimento ante a impossibilidade de desforçar-se.

O homem que agride, amaldiçoa, prossegue, recrimina, calunia,
mente a si mesmo e se ilude, porquanto em pleno processo de desarranjo moral e emocional, adentra-se pelos dédalos sombrios da loucura de largo porte, irreversível.

Não os infelicite mais, desferindo dardos mentais venenosos contra
eles, os que se fizeram seus inimigos, nem tampouco se envenene com o tóxico que eles destilaram na sua direção. Se você revidar com o mal, o objetivo deles terá sido alcançado e na inclinada da sua queda você tombará na direção deles, caindo, talvez, em mais fundo abismo do que aquele em que eles já fossam.

Aprenda com Jesus a descer para ajudar… Assim fazendo, sua
descida será sempre uma eloquente forma de subir.

Não se ressinta nunca ante a provocação da ignorância, abrindo-se
à sabedoria do amor que é legítima e nobre manifestação de Deus dirigida a você por misericórdia de acréscimo.

(De “Terapêutica de Emergência”, de Divaldo P. Franco — Diversos Espíritos)

ESPIRIT BOOK

Responses

  1. De uma forma geral e mundana,,se eh que posso me referir assim,
    aos que como eu, ainda tem mto a trilhar nessa vida de eterno aprendizado.
    Eu diria meu querido Dirceu, que apesar dos pesares e dos …apesares todos,
    eu acredito no amor como cura maior!
    Logicamente, dentro da realidade de cada individuo e das possibilidades que a vida permite ter….
    Do tempo( grande aliado, ou nao), do lado “polyanna”( que para nos mulheres as vezes eh a grande salvacao), da busca da cura por livre arbitrio para se livrar da dor e consequentemente do ressentimento…
    Pq ressentimento eh dor de amor, e nao significa que seja apenas amor de casal, eh amor…sentimento de amor, que pode ser por qualquer pessoa.
    O sentimento de amor qd eh ferido, geralmente se transforma em ressentimento, e nessa hora se faz necessario mais do que nunca, ter algum conhecimento de si e principalmente consciencia espiritual e Fe seja la no que lhe satisfaz. O amor cura….eu creio nisso, vivo isso e proclamo isso.
    Seja em palavras, seja cantando…..como nessa beleza do Ivan Lins

    Iluminados

    O amor tem feito coisas
    Que até mesmo Deus duvida
    Já curou desenganados
    Já fechou tanta ferida

    O amor junta os pedaços
    Quando um coração se quebra
    Mesmo que seja de aço
    Mesmo que seja de pedra
    Fica tão cicatrizado
    Que ninguém diz que é colado

    Foi assim que fez em mim
    Foi assim que fez em nós
    Esse amor iluminado

  2. Eu já vi seu comentário aqui Rosana e queria responder-lhe amanhã ou depois, visto que tal comentário merece uma resposta mais elaborada. Mas a mão fica coçando e vai daí que eu acabo respondendo assim mesmo.
    Outra coisa que gostaria de deixar claro aqui é que, tudo que publico no meu blog, eu o faço, porque estou necessitando de trabalhar nesta área específica. Alguns podem imaginar: este moço deve ser um “santo” e está pregando para nós a sua santidade e mostrando-nos como se deve comportar. Eu não sirvo de exemplo para ninguém! Sou um Espírito batalhador (aí sim!) que procura tirar o tempo perdido, com uma juventude muito aloprada. Agora “sosseguei o facho”, como se diz aqui em Minas Gerais, ou seja, o fogo material ficou mais moderado e há tempo agora de pensar mais no espírito.
    Ressentimento é não se esquecer do mal que lhe fizeram e ficar remoendo aquilo, atirando flechas venenosas em forma de pensamentos, contra seus inimigos, sejam eles ex-amores ou não. É difícil se esquecer disso. Tente perdoar, que o ressentimento vai passando devagarzinho e some com o tempo.
    Ah, o tempo! Ele dá jeito em tudo!

  3. Uai…e eu nao escrevi exatamente isso nao? So nao mencionei o pensamento em forma de flechas pq eu entendo que qd a pessoa eh capaz de detectar a presenca do ressentimento…que nao deixa de ser tbm um sentimento….ela ja esta pelo menos no caminho de buscar se curar dele.
    Eu concordo com vc e quero tbm deixar claro aqui, que td que escrevo eh exatamente com base nas minhas experiencias vividas,
    jamais como determinacao e nem pretensao de ser dona da verdade!!!
    Mto pelo contrario, essa troca, esse aprendizado, esse canal de analise, de crescimento e de encontro de opinioes e de respeito, eh simplesmente uma bencao e um privilegio para quem dele participa.
    Entao quer dizer que o moco bonito sossegou o facho???? rsrsrsr coitado desse facho…devia estar cansado!!!!!!
    Obrigada meu amigo querido, vc tem me ajudado mto e eu sou mto grata por isso. Estou deixando o tempo passar sim, nao tenho ressentimento pq nao desejo mal a ninguem…
    Mas ainda tenho mto a aprender, principalmente qd a dor nao eh de ex amor, eh de lacos de familia.
    O tempo ajuda e mto, mas o amor cura td!!!
    Ainda mais se for amor daqueles com beijo na boca e abraco apertado rsrsrs
    Nossinhora que me ajude!!!!
    Agora…fica com a mao cocando e responde qd puder rsrsrsrsrsrsr
    Baci e boa noite

    • Caríssima Rosana,
      O ressentimento quando bem entendido e tratado com seriedade por quem é possuidor dele, traz grandes benefícios ao Espírito. A paz espiritual que a pessoa experimenta quando deixa o rancor de lado é algo indizível e parece que tirou um peso das costas. Tentemos! Só o desejo de deixar de lado o ressentimento já é um ótimo começo.
      Que Jesus a ilumine e abençoe!

  4. Tem coisas que nós sabemos com a razão, mas é sempre bom lembrar que o mais importante deve estar no coração. Nos momentos em que leio este tipo de mensagem, que me toca ao coração acabo fazendo uma reflexão íntima e não posso deixar de agradecer a Deus pelo seu trabalho e pelas mensagens que recebo através deste Blog.
    Um abraço
    Selma

  5. Obrigado querida Selma. Este é mesmo o nosso objetivo. Divulgar a Doutrina Espírita, mas, principalmente levar os bons ensinamentos a todas as pessoas em todas as partes do nosso globo. Como você pode ver aí à direita, todos os países do mundo, ou pelo menos os principais, podem ler as nossas mensagens,
    Abraço fraternal!

  6. Eu nao entendi seu comentario Dirceu…
    Para que eu nao faca nenhuma confusao,
    e nem crie um mal entendido…gostaria que vc me explicasse qd tiver uma chance.
    A principio me pareceu que seu comentario me coloca nao so nao entendendo o que significa ressentimento, como tbm nao tratando o assunto com a importancia e seriedade que merece.
    Sendo assim prefiro esperar e entender seu comentario, afinal, mesmo tendo pouco tempo de contato, tenho certeza que vc ja me conhece um pouco.
    Pelo menos o suficiente para saber que mesmo brincando, pq esse eh meu jeito de ser, respeito mto e valorizo mais ainda td que aqui aprendo e compartilho.
    Nao brinco de visitar seu blog, aqui aprendo, talvez ate ensine um pouco tbm…mas principalmente troco experiencias de vida,
    Boa noite e obrigada


Deixe um comentário

Categorias

