Publicado por: Dirceu Rabelo | 23/07/2012

ATITUDE É TUDO!

ATITUDE É TUDO!

.

Luis é o tipo de cara que você gostaria de conhecer. Ele estava sempre de bom humor e sempre tinha algo de positivo para dizer.

Se alguém lhe perguntasse como ele estava, a resposta seria logo:

– A cada dia, melhor!

Ele era um gerente muito especial em um restaurante, pois seus garçons o seguiam de restaurante em restaurante apenas pelas suas atitudes. Ele era um motivador nato. Se um colaborador estava tendo um dia ruim, Luis estava sempre dizendo como ver o lado positivo da situação.

Fiquei tão curioso com seu estilo de vida que um dia lhe perguntei:

– Você não pode ser uma pessoa positiva todo o tempo. Como faz isso?

Ele me respondeu: – A  cada  manhã, ao acordar, digo para mim mesmo:

– Luis, você tem duas escolhas  hoje:  Pode  ficar  de bom humor ou de mau humor.

Eu escolho ficar de  bom  humor. Cada vez que algo ruim acontece, posso escolher bancar  a  vítima ou aprender alguma coisa com o ocorrido. Eu escolho aprender algo. Toda vez que alguém reclamar, posso escolher aceitar a reclamação ou mostrar o lado positivo da vida.

– Certo, mas não é fácil – argumentei.

– É  fácil sim, disse-me Luis. A vida é feita de escolhas.

Quando você examina a fundo, toda situação sempre oferece escolha. Você escolhe como reagir às situações. Você escolhe como as pessoas afetarão o seu humor. É sua a escolha de como viver sua vida.

Eu pensei sobre o que o Luis disse e sempre lembrava dele quando fazia  uma escolha.  Anos mais tarde, soube que Luis cometera um erro, deixando a porta de serviço aberta  pela  manhã.  Foi rendido  por assaltantes. Dominado, enquanto tentava  abrir  o  cofre,  sua  mão tremendo pelo nervosismo, desfez  a combinação  do  segredo.

Os  ladrões  entraram  em pânico e atiraram  nele.  Por sorte foi encontrado a tempo de ser socorrido e levado  para  um  hospital. Depois de 18 horas de cirurgia e semanas de tratamento intensivo, teve alta ainda com fragmentos de balas alojadas em seu corpo.

Encontrei Luis mais  ou  menos  por  acaso. Quando lhe perguntei como estava, respondeu:

– A cada dia, melhor!

Contou-me o que havia acontecido perguntando:

– Quer ver minhas cicatrizes?

Recusei  ver seus ferimentos, mas perguntei-lhe o que havia passado em sua mente na ocasião do assalto.

– A primeira  coisa que pensei foi que deveria ter trancado a porta de trás. respondeu.

– Então,  deitado  no  chão,  ensanguentado,  lembrei  que tinha duas escolhas: poderia viver ou morrer. Escolhi viver!

– Você não estava com medo? Perguntei.

–  Os  paramédicos foram ótimos. Eles me diziam que tudo ia dar certo e que ia  ficar bom. Mas quando entrei na sala de emergência e vi a expressão dos médicos e enfermeiras, fiquei apavorado. Em seus lábios eu lia:

 “Esse aí já era”. Decidi então que tinha que fazer algo.

– O que fez? Perguntei.

– Bem. Havia uma enfermeira que fazia muitas perguntas.

Perguntou-me se eu era alérgico a alguma coisa. Eu respondi: “Sim”.

Todos  pararam  para  ouvir  a minha resposta.

Tomei fôlego e gritei: – “Sou alérgico  a  balas!”

Entre risadas  lhes  disse:  – “Eu estou escolhendo viver, operem-me como um ser vivo, não como morto.”

Luis sobreviveu graças à persistência dos médicos, mas também graças à sua atitude. Aprendi que todo dia temos opção de viver plenamente.

Afinal de contas, “ATITUDE É TUDO” 

 (Autor desconhecido)

Colaboração: Paulo Rodrigues Simões (O.U.S.E.)

Deixe um comentário

Categorias

