Publicado por: Dirceu Rabelo | 28/10/2012

PETIÇÃO – SALVEMOS OS ÍNDIOS GUARANI-KAIOWÁ – URGENTE!

PETIÇÃO – SALVEMOS OS ÍNDIOS GUARANI-KAIOWÁ – URGENTE!

.

Por que isto é importante

 Leia, abaixo, carta de socorro da comunidade Guarani-Kaiowá. Os índios da etnia Guarani-Kaiowá estão correndo sério risco de GENOCÍDIO, com total omissão da mídia local e nacional e permissão do governo. Se você tem consciência de que este sangue não pode ser derramado, assine esta petição. Exija conosco cobertura da mídia sobre o caso e ação urgente do governo DILMA e do governador ANDRÉ PUCCINELLI, para que impeçam tais matanças e junto com elas a extinção desse povo. CARTA:

“Nós (50 homens, 50 mulheres, 70 crianças) comunidades Guarani-Kaiowá originárias de tekoha Pyelito kue/Mbrakay, vimos através desta carta apresentar a nossa situação histórica e decisão definitiva diante de despacho/ordem de nossa expulsão/despejo expressado pela Justiça Federal de Navirai-MS, conforme o processo nº 0000032-87.2012.4.03.6006, em 29/09/2012.

Recebemos esta informação de que nós comunidades, logo seremos atacada, violentada e expulsa da margem do rio pela própria Justiça Federal de Navirai-MS. Assim, fica evidente para nós, que a própria ação da Justiça Federal gera e aumenta as violências contra as nossas vidas, ignorando os nossos direitos de sobreviver na margem de um rio e próximo de nosso território tradicional Pyelito Kue/Mbarakay.

Assim, entendemos claramente que esta decisão da Justiça Federal de Navirai-MS é parte da ação de genocídio/extermínio histórico de povo indígena/nativo/autóctone do MS/Brasil, isto é, a própria ação da Justiça Federal está violentando e exterminado e as nossas vidas. Queremos deixar evidente ao Governo e Justiça Federal que por fim, já perdemos a esperança de sobreviver dignamente e sem violência em nosso território antigo, não acreditamos mais na Justiça Brasileira.

A quem vamos denunciar as violências praticadas contra nossas vidas?? Para qual Justiça do Brasil?? Se a própria Justiça Federal está gerando e alimentando violências contra nós. Nós já avaliamos a nossa situação atual e concluímos que vamos morrer todos mesmo em pouco tempo, não temos e nem teremos perspectiva de vida digna e justa tanto aqui na margem do rio quanto longe daqui. Estamos aqui acampados 50 metros de rio Hovy onde já ocorreram 4 mortos, sendo 2 morreram por meio de suicídio, 2 morte em decorrência de espancamento e tortura de pistoleiros das fazendas. Moramos na margem deste rio Hovy há mais de um (01) ano, estamos sem assistência nenhuma, isolada, cercado de pistoleiros e resistimos até hoje. Comemos comida uma vez por dia. Tudo isso passamos dia-a-dia para recuperar o nosso território antigo Pyleito Kue/Mbarakay.

De fato, sabemos muito bem que no centro desse nosso território antigo estão enterrados vários os nossos avôs e avós, bisavôs e bisavós, ali estão o cemitérios de todos nossos antepassados. Cientes desse fato histórico, nós já vamos e queremos ser morto e enterrado junto aos nossos antepassados aqui mesmo onde estamos hoje, por isso, pedimos ao Governo e Justiça Federal para não decretar a ordem de despejo/expulsão, mas solicitamos para decretar a nossa morte coletiva e para enterrar nós todos aqui. Pedimos, de uma vez por todas, para decretar a nossa dizimação/extinção total, além de enviar vários tratores para cavar um grande buraco para jogar e enterrar os nossos corpos. Esse é nosso pedido aos juízes federais.

Já aguardamos esta decisão da Justiça Federal, Assim, é para decretar a nossa morte coletiva Guarani e Kaiowá de Pyelito Kue/Mbarakay e para enterrar-nos todos aqui. Visto que decidimos integralmente a não sairmos daqui com vida e nem morto e sabemos que não temos mais chance em sobreviver dignamente aqui em nosso território antigo, já sofremos muito e estamos todos massacrados e morrendo de modo acelerado. Sabemos que seremos expulsas daqui da margem do rio pela justiça, porém não vamos sair da margem do rio. Como um povo nativo/indígena histórico, decidimos meramente em ser morto coletivamente aqui. Não temos outra opção, esta é a nossa última decisão unânime diante do despacho da Justiça Federal de Navirai-MS.”

Via Miguel Maron

Via Marina Soucasaux Mendes

 Fonte: http://www.avaaz.org/

ASSINE A PETIÇÃO (Clique)

Anúncios

Responses

  1. Vamos ajudar os índios.

  2. Isso mesmo, Maria de Fátima: Vamos ajudar aos nossos irmãos índios Guarani-Kaiowá.
    Ajude-me também votando em nosso blog para o concurso do TOPBLOG 2012. É só dar um clique no selo dourado acima à direita e quando abrir a página, votar pelo Facebook, ou pelo Twitter ou mesmo pelo email. No caso do email é preciso confirmar o voto. Peça, por favor a amigos e familiares para fazerem o mesmo. O voto vale até o dia 10 de novembro. Se nosso blog for contemplado com o prêmio, terá muito mais credibilidade.
    Muito obrigado e que Jesus a proteja!

  3. Absurdo como não evoluimos o suficiente para respeitarmos uns aos outros a ponto de expulsar os primeiros habitantes do nosso pais de suas terras.Basta nós os negros que fomos arrancados do ventre da mãe África sem direio nem de estar com os familiares e filhos tão pouco sem poder sermos nós mesmos.BASTA de truculencia e burrice.Estamos juntos.

  4. Juntos mesmo, Sollange!
    Estamos nesta e em outras causas com todo o amor e vontade de gritar bem alto, para que as autoridades ouçam o que já poderiam ter percebido.
    Quanto aos irmãos negros, já nem falo mais, agora estou agindo, porque, embora seja branquelo sou pai e avô de afrodescendentes e minha filha não tem o marido do seu lado e eu sou o “pai presente” dos meus pretinhos maravilhosos que me amam e eu os amo de paixão. Depois te conto mais…
    Grande abraço do “negão com pele branca” e que Jesus a abençoe!

  5. La felicidad y el dolor de mis hermanos son mi felicidad y mi dolor.
    Somos un único ser. Somos un@!

  6. Si, Enric, todos los seres del Univierso, criacion de Diós, nuestro Padre e Criador somos hermanos. Ahora, va a decir esto a un hombre sin corazón, y que tiene el dinero como la única meta en la vida. Somos un@!
    Congratulaciones de un hermano brasileño. Feliz 2013!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: