Publicado por: Dirceu Rabelo | 23/11/2012

VEGANISMO: RESPEITO E COMPAIXÃO PELOS ANIMAIS

VEGANISMO: RESPEITO E COMPAIXÃO PELOS ANIMAIS

.

Muitas pessoas ainda não conhecem este termo. É uma palavra relativamente nova e que não consta na maioria dos dicionários. Veganismo é uma filosofia de vida, e Vegan, quem a segue no seu dia a dia.

Para começar podemos dizer que vegans são vegetarianos. Você sabe o que é ser vegetariano? Vegetarianos não comem carne. Existem algumas motivações para tornar uma pessoa vegetariana. Alguns são vegetarianos por questões de saúde. Outros, por questões religiosas. Algumas pessoas, por terem nojo de carne. Alguns, por terem piedade dos animais. Os veganos têm outra motivação.

Os vegans reconhecem que os animais têm direitos. Principalmente direito à Vida e à Liberdade. Para ser coerentes com este princípio, os vegans são contra a exploração dos animais, seja para quaisquer fins. Portanto, contra a utilização dos animais como comida carne, leite, etc), vestuário (casacos de pele, sapatos e cintos de couro), diversão (rodeios e circos), experiências científicas, comércio de animais, etc.

Os vegans acreditam que o planeta existe para os homens e para os animais, e que é possível para a humanidade seguir seu curso sem explorar as outras espécies. De certa forma comparam o especes-mo (atitude tendenciosa de alguém a favor dos interesses de membros de sua própria espécie e contra os de outras) ao racismo e ao sexismo.

O veganismo não é apenas um movimento de defesa dos direitos dos animais. Ele também tem reflexos em outras áreas da nossa vida. Na nossa saúde: apesar de muitas pessoas acreditarem que nosso corpo necessita de alimentos de origem animal, a realidade é exatamente o oposto. Muitas doenças cardíacas, vasculares, dermatológicas e alérgicas estão relacionadas à ingestão de carnes, gorduras e leite. Veganos e vegetarianos estatisticamente são mais saudáveis que onívoros.

No meio ambiente: existe uma relação importante entre o consumo de carne e a devastação do meio-ambiente. As últimas florestas como a Amazônia, são devastadas para virar pasto, ou para plantar soja para fazer ração para alimentar milhões de cabeças de gado. Os gases emitidos pelo metabolismo destes ruminantes contribuem significativamente para o efeito estufa e o aquecimento global, e a uréia dos seus excrementos contamina o solo e os rios. A água doce cada vez mais escassa é utilizada abundantemente na criação industrial.

No combate a fome: uma tonelada de vegetais para alimentar as pessoas equivale a uma tonelada de alimentos, porém uma tonelada de vegetais para alimentar o gado vai se transformar em menos de 200 quilos de carne, ou seja, desperdiçamos 80% deste alimento para converte-lo em carne, o que é extremamente ineficiente para um planeta com milhões de pessoas passando fome. Se todos fossem vegetarianos poderíamos ter cinco vezes mais alimentos disponíveis e ainda preservar nossas últimas florestas. Portanto ao se tornar um vegan você contribui com os animais, com sua saúde, com o planeta e o meio-ambiente.

Pense nisso e leia mais sobre o assunto.

Wilson Grassi Médico Veterinário Autor do livro: Seja Vegano

Etimologia

O termo inglês vegan (pronuncia-se vígan) foi criado em 1944, numa reunião organizada por Donald Watson (1910 – 2005) envolvendo 6 pessoas (após desfiliarem-se da The Vegetarian Society por diferenças ideológicas), onde ficou decidido criar uma nova sociedade (The Vegan Society) e adotar um novo termo para definir a si próprios.[5]

Trata-se de uma corruptela da palavra “vegetarian“, em que se consideram as 3 primeiras letras e as 2 últimas para formar a palavra vegan.[5]

Em português se consideram as três primeiras e as três últimas letras (vegetariano), na formação do termo vegano (s.m. adepto do veganismo – fem. vegana). (Fonte: WikipédiA)


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: