Publicado por: Dirceu Rabelo | 28/01/2013

REFLEXÕES ESPÍRITAS SOBRE A TRAGÉDIA DE SANTA MARIA

  REFLEXÕES ESPÍRITAS SOBRE A TRAGÉDIA DE SANTA MARIA

.

Por DORA INCONTRI

.

TRAGÉDIA56 

       A tragédia de Santa Maria me leva a algumas reflexões que considero importantes para o movimento espírita.

      Recentemente participei de uma banca de doutorado na Universidade Metodista, em que o pesquisador José Carlos Rodrigues, examinou em ampla investigação de campo quais os principais motivos de “conversão”, eu diria, “migração” para o espiritismo, no Brasil. Ganhou disparado a “resposta racional” que a doutrina oferece para os problemas existenciais.

      De fato, essa é grande novidade do espiritismo no domínio da espiritualidade: introduzir um parâmetro de racionalidade e distanciar-se dos mistérios insondáveis, que as religiões sempre mantiveram intactos e impenetráveis, sobretudo o mistério da morte.

      Entretanto, essa racionalidade, que era realmente a proposta de Kardec, tem sido barateada em nosso meio, como tudo o mais, para tornar-se uma cartilha de respostinhas simples, fechadas e dogmáticas, que os adeptos retiram das mangas sempre que necessário, de maneira triunfante e apressada, muitas vezes, sem respeito pela dor do próximo e sem respeito pelas convicções do outro.    Explico-me.

      Por exemplo: existe na Filosofia espírita uma leitura de mundo de “causa e efeito”, que traduziram como “lei do karma”, conceito que vem do hinduísmo. Essa ideia é de que nossas ações presentes geram resultados, que colheremos mais adiante ou que nossas dores presentes podem ser explicadas à luz de nossas ações passadas. Mas há muitas variáveis nesse processo: por exemplo, estamos sempre agindo e portanto, sempre temos o poder de modificar efeitos do passado; as dores nem sempre são efeitos do passado, mas sempre são motivos de aprendizado. O sofrimento no mundo resulta das mais variadas causas: má organização social, egoísmo humano, imprevidência… Estamos num mundo de precário grau evolutivo, onde a dor é nossa mestra, companheira e o que muitas vezes entendemos como “punição” é aprendizado de evolução.

      O assunto é complexo e pretendo escrever mais profundamente sobre isso. Aqui, apenas gostaria de afirmar que nós espíritas, temos sim algumas respostas racionais, mas elas são genéricas e não podem servir como camisas de força para toda a realidade. Que respostas baseadas em evidências e pesquisas temos, por exemplo, para essas famílias enlutadas com a tragédia de Santa Maria?

      • que a morte não existe e que esses jovens continuam a viver e que poderão mais dia, menos dia, dar notícias de suas condições;

      • que a morte traumática deixa marcas para quem fica e para quem foi e que todos precisam de amparo e oração;

      • que o sofrimento deve ter algum significado existencial, que cada um precisa descobrir e transformá-lo em motivo de ascensão…

      • que a fé, o contato com a Espiritualidade, seja ela qual for, dá forças ao indivíduo, para superar um trauma dessa magnitude.

 

      Não podemos afirmar por que esses jovens morreram. Não devemos oferecer uma explicação pronta, acabada, porque não temos esses dados. Os espíritas devem se conformar com essa impotência momentânea: não alcançamos todas as variáveis de um fato como esse, para podermos oferecer uma explicação definitiva. Havia processos da lei de causa e efeito? Provavelmente sim. Houve falha humana, na segurança? Certamente sim. Qual o significado que essa tragédia terá? Cada pai, cada mãe, cada familiar, cada pessoa envolvida deverá achar o seu significado. Alguns talvez terão notícias de algum evento passado que terá desembocado nesse drama; outros extrairão dessa dor, um motivo de luta para mais segurança em locais de lazer; outros acharão novos valores e farão de seu sofrimento uma bandeira para ajudar outros que estejam no mesmo sofrimento e assim por diante.

      Oremos por essas pessoas, ofereçamos nossas melhores vibrações para os que foram e para os que ficaram e ainda para os que se fizeram de alguma forma responsáveis por esse evento trágico. Mas tenhamos delicadeza ao tratar da dor do próximo! Não ofereçamos respostas fechadas, apressadas, categóricas, deterministas. Ofereçamos amor, respeito e àqueles que quiserem, um estudo aberto e não dogmático, da filosofia espírita.

 

Fonte: http://doraincontri.com/2013/01/28/reflexoes-espiritas-sobre-a-trag…

 (Rede Amigo Espirita)

Anúncios

Responses

  1. Já fico imaginando o desfile de bobagens e barbaridades que os espíritas vão perpetrar a respeito da tragédia de Santa Maria.

  2. Leia pelo menos as matérias, querido Otto. Depois, não fique espalhando por aí que foi castigo de Deus, IRA DIVINA, coincidência, acaso, e outras barbaridades e bobagens de não espíritas.
    Que Jesus o ilumine!

  3. fico ate emocionada e é a mais pura realidade!energia positiva pra eles sempre…

  4. Nós todos estamos consternados, querida Josy. É um acontecimento anormal e logo aqui no Brasil, e numa cidadezinha do interior. Os atores são jovens de 16 a 24 anos… Dureza só de pensar, mas, confiemos em Deus e oremos para eles e para seu pais, familiares e amigos.
    Um abraço fraternal e que Jesus a abençoe e lhe dê muita paz e luz!

  5. Dia 27/01,Dia internacional em Memória ao Holocausto,onde milhares de Judeus morriam achando que iriam tomar banho e entravam em câmaras de gás operadas por alemães.Dia 27/01,233 pessoas morrem em uma ocorrência semelhante a uma câmara de gás,onde iriam para se divertir,em uma cidade com grande descendência de Alemães.No episódio,8 militares do exército.

  6. E ainda existem pessoas que nos contestam, caro Henrique? Podiam pelo menos ler o que escrevemos e juntar os fatos… Mas, não! Preferem achar que isso vem da IRA DIVINA, CASTIGO DE DEUS, PECADORES QUE MORRERAM PORQUE ESTAVAM NA ORGIA… Pobres irmãos, que preferem ficar na ignorância, ante à clareza dos fatos.
    Grande abraço e obrigado pelas importantes informações.

  7. Oi,
    Pesquisei o seu blog e pude ver que vocês fazem um trabalho bonito e sério.
    Por essa razão sugiro que assistam as previsões de Aline, da Cidade das Pirâmides, para o ano de 2013.
    São três programas imperdíveis. Confiram http://youtu.be/hJV1qZWTtF0 .
    Caso desejarem visitem também o nosso Blog:
    http://deolhonomundoblog.wordpress.com/ Divulguem e falem com Aline!
    Abraços.

  8. É o que faremos Luz 13 e com o maior prazer. Vamos conferir no Youtube e no seu blog e o seu recado ficará aqui, para todos aqueles que quiserem fazer o mesmo que eu.
    Abraços!!!

  9. Obrigada Dirceu!
    Paz e Bem!

  10. Grande abraço fraterno Luz, e que o Mestre nos abençoe agora e sempre!

  11. AS TEORIAS ESPÍRITAS NÃO RESISTEM À BREVE ANÁLISE, A GANÃNCIA, A MÁ-CONDUTA HUMANA, A MÁ-FE, A FALTA DE FÉ E O EGOÍSMO HIUMANO QUE TIRAM MUITAS VIDAS.

  12. Maria, querida irmã,
    Sinceramente, tentei entender seu comentário mas, não sei se você está a favor, ou contra a Doutrina Espírita… Faça um comentário mais detalhado por favor. Que Jesus a abençoe!
    Um abraço!

  13. Sou simpatizante da doutrina espirita e sempre tive vontade de recebe orientasão e apredizado se poderen min orienta ficarei muito acradecida

  14. Marineide, querida irmã e nova amiga!
    Não sei exatamente de onde você quer começar com as orientações, mas estamos às suas ordens para iniciá-la na Doutrina Espírita, com o maior prazer com o maior carinho.
    Aqui, mesmo em nosso blog temos centenas de livros que você pode começar lendo e acho melhor começar pelos livros de Allan Kardec que mostram o que é o Espiritismo. Que tal começar pelo “O Livro dos Espíritos”? E depois é bom ler “O Evangelho Segundo o Espiritismo”. Nesse meio tempo, você pode ler um bom romance de Chico Xavier. Se tiver dificuldade de baixar os livros no seu computador, peça alguém que entenda do assunto um pouco mais e você terá os livros na tela todos os dias.
    Para facilitar as coisas, e isso é meu dever, vou deixar aqui o meu email particular para que você possa se comunicar comigo mais facilmente: rabelodirceu@yahoo.com.br
    Pronto! Fale comigo o que quiser, à hora que quiser.
    Grande abraço e que Jesus a abençoe neste sua nova empreitada de Luz!

  15. Olá, eu sou Renato Prieto, o André Luiz do filme Nosso Lar. Estou com um espetáculo inédito. Estreia dia 04/05
    ENCONTROS IMPOSSÍVEIS

    Adão é um jornalista em fim de carreira, que sempre desejou entrevistar grandes nomes da humanidade que o influenciaram, passa a questionar sua própria sanidade quando esses nomes, que já morreram, começam a aparecer em seu apartamento fazendo-o refletir sobre os rumos de sua vida.

    http://renatoprieto.wordpress.com/2013/04/09/encontros-impossiveis-novo-espetaculo-de-renato-prieto-estreia-em-0405-as-18hs-teatro-do-leblon/

    ESTREIA 04/05, 18HS – TEATRO DO LEBLON

    FICHA TÉCNICA
    Texto: Rodrigo Fonseca
    Direção: Gustavo Gelmini
    Elenco: Renato Prieto e Victor Meirelles
    Vozes em Off: Henrique César, Nelson Xavier, Deniese Reis, Lafayete Galvão,
    Célia Araújo, Selma Lopes e Rosana Penna
    Videografismos: Daniel Todd e Paulo Vinicius Senise
    Cenário: Doris Rollemberg
    Iluminação: Celma Ungaro
    Figurino: Anete Cota
    Coreografia: Maíra Maneschy
    Técnico responsável: Marcio Boti
    Direção de Produção: Xodó
    Administração: Fernanda Barbosa
    Assessoria de Imprensa: Rogério Faria
    Estagiário: Ruan Machado
    Realização: Projeto Renato Prieto / Pedrazul Produções Artisticas
    Administração do Projeto: Pedrazul Produções Artísticas
    SERVIÇO
    Teatro Leblon – Sala Marilia Pera
    Sábado as 18h e Domingo as 17h
    Ingressos: 50,00 / 25,00

  16. Caro amigo Renato,
    Acho que você não está mais se lembrando de mim. Sou o Dirceu Rabelo que era casado com a Fátima Maciel e morava na Rua Silveira Martins, no Flamengo, aí no rio de Janeiro.Somos contemporâneos na arte de representar e eu trabalhei na TV Educativa por 12 anos e na TV Globo fazendo o Globinho e algumas atuações em novelas.
    Estou adorando as suas atuações em tudo que você tem feito e principalmente pelo maravilhoso André Luiz do grande sucesso que foi e continua sendo o filme “NOSSO LAR”.
    Gostaria que você me mandasse pelo meu email os dados da peça novamente e uma foto do espetáculo que eu vou postar em nosso blog que tem uma média de 3.000 acessos diários.
    Meu email: rabelodirceu@yahoo.com.br
    Um grande e fraternal abraço e que Jesus o abençoe e proteja!
    Para não perder o costume no nosso meio: Merda pra você! rsrsrsrsr


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: