Publicado por: Dirceu Rabelo | 26/04/2013

A IDOSA DO APARTAMENTO Nº 5

A IDOSA DO APARTAMENTO Nº 5

.

Dirceu Thomaz Rabelo

.

senhora_idosa

.

Os solitários se conhecem e se procuram em qualquer lugar. 

Desde minha chegada a Lisboa, quando ela me detectou, como um radar “caça solitário”, que sua inspeção é constante e com marcação cerrada. A velha senhora do apartamento nº 5 da Rua Cristóvão Figueiredo 120, no Bairro Santos, que embora seja conhecido como bairro, fica bem no centro velho de Lisboa.
É sou eu começar a descer a estreita escada de corrimão de madeira trabalhada do velho prédio, que sua porta se abre como por milagre. E ela me faz perguntas próprias dos solitários.
Já disse a ela que sou do Brasil e que estou a passeio, mas ela se esquece e às vezes me pergunta se sou novo morador do sobrado. Carinhosamente respondo que não e explico-lhe mais uma vez que sou um brasileiro aposentado, batendo pernas pela porta de entrada do velho mundo, como a Europa é chamada no Brasil. 
Disse a ela ontem de manhã, quando eu descia a escada barulhenta e sua porta se abriu como por encanto, que eu estava lé em cima, no meu sótão, fazendo meus versos e poemas. A chuva e o frio lá fora estavam convidando a um chá e à escrita. 
Ela me pediu que fizesse um poema só para ela, já que nunca havia ganhado um verso sequer. Eu, delicadamente, e até mesmo cavalheiresco, respondi: 
– Impossível fazer um poema para a senhora!
Ela, meio desapontada perguntou-me baixinho, olhando pelos lados:
– Ora pois! Mas, por que não, “senhoire” poeta? No Brasil não se faz poemas para velhos?
No que respondi com um olhar juvenil, para aquela idosa de 97 anos e necessitada de uma nesga de carinho, como um doente, de um medicamento imediato:
– Não! Não é isso minha senhora. Não se faz toscos versos em minutos para quem já é em vida, ao mesmo tempo, uma linda poesia, ode, uma epopeia… 
Ela sorriu tristemente e me disse ainda que com minhas palavras, voltara a ser por alguns instantes, uma jovem rapariga de seus 17 anos.
Tomei-lhe as trêmulas mãos e dei-lhe um respeitoso beijo. Desci o restante da escada e tomei a rua enxugando duas teimosas lágrimas que se misturavam com a chuva fina e fria de Lisboa. 
Vou partir sem despedir-me dela. Ela, certamente, irá aguardar o gajo brasileiro para sempre e abrirá a porta apressurada, quando alguém descer a escada barulhenta…

Responses

  1. A mim não contentou duas lágrimas e sim varias de não quererem cessar de emoção por esta linda historia! Adoro os irmãos de idade experiente! Tudo nesta vida tem a hora certa de acontecer! Somos guiados em buscas dos cristais de luz!

  2. Estando em Lisboa, agora no princípio de abril, caro Maurício, esta senhora me chamou a atenção pela solidão enorme. Eu sempre dispensei algumas palavras gentis a ela, mas não tive coragem de me despedir.
    Abraço forte!

    • O abandono e algo terrível! Eu conheço de perto pelos trabalho voluntários que realizo junto ao Grupo Albino Teixeira, sou cabeleireiro e realizo meu trabalho em asilos e casas de ex drogados etc… E complicado se despedir! Um simples gesto vale mais que mil palavras e você semeou e iluminou o coração desta senhora! Garanto que quando ela deixar esta roupagem ela levara junto seu gesto e suas palavras edificantes! Peço desculpas pela demora em responder! Abraço Mineiro Uai!

  3. Que bom que você também realiza trabalhos voluntários diversos.
    Jesus nos colocou nesta roupagem com alguma motivação nobre e estamos seguindo um caminho, pelo menos bom e respeitável.
    Abraço amigo e mineiro!

    • Dirceu eu freqüentei durante 18 anos o Vale do Amanhecer de BH o mais conhecido e o de Brasília, Planaltina, Um dia não muito feliz resolvi dar um tempo, por discordar da divisão do Vale, pelos filhos e herdeiros de sangue da Tia Neiva. Sei que o importante e realizar os trabalhos em favor da espiritualidade, mas se você não concorda com algo eu preferi realizar da minha forma, Faço parte do grupo “Auto estima” fundado pela minha madrinha de batismo que freqüenta o Centro espírita Albino Teixeira! Eu já trabalhava em asilo cortando cabelo, mas neste era pago, não concordava com o que via e sai, via feridas nos acamados e funcionários reclamando e não tendo a paciência e carinho que todos idosos merecem! Minha madrinha me chamou e agora faço parte do grupo e graças a Deus realizo com carinho e amor e de graça! As falsas casas de repouso e cuidados de idosos ricos infelizmente não voltei mais lá! Não por eles, mas pela direção! Meu trabalho material e suficiente e também estou montando um estúdio fotográfico! Breve darei noticia sobre este novo empreendimento! Quando tiver tempo veja minhas fotos e obras que tenho postando no Flickr http://www.flickr.com/photos/mallmix Forte abraço!

  4. Vejo, caro Maurício que vc está no caminho certo. Que bom!
    Jesus o abençoe! Vou ver seu trabalho no Flickr
    Um abraço!

    • Eu também penso assim! Eu aprendi a usar régua e compasso meu caminho eu mesmo traço! Não me filiando a nada posso entrar em todos locais que levam a luz! Modéstia a parte acredito que vai gostar do meu trabalho digital e das minhas fotos bem contrastadas! Como meus insetos (macros) Cada um tem a sua historia e como apareceram para serem fotografados! As gotas que tanto adoro! Depois você me fala o que achou! Feliz segunda feira!!!

  5. Ainda estou lhe devendo uma visita mais detalhada ao seu site no flickr. Vou fazer isso com muito carinho, mesmo porque sou curioso quanto a isso, artes experimentais. Eu mesmo sou um exímio experimentador.
    Se cer certo bem; se não der amém! rsrsrsrsrs
    Abraço meu amigo!

    • Boa tarde Dirceu! Serio sua opinião e muito importante! Sim todas as fotos são minhas!Pena que encerrei meu pro no flickr tem mais de 250 outras fotos lá que ficam no sistema ate que volte a pagar o PRO! Eu só larguei o Flickr porque mudaram as ferramentas do sistema e não aceitei! Parece que sou aborrecido mas não sou! Não gosto que mudem o time que esta ganhando!Se você tiver uma conta Free ou pro você pode comentar lá. Mas abrir uma conta no Flickr e super fácil! Grande abraço!!!

      • Vá, cara! Continua! Não para não!

  6. Maurício, TUDO AQUILO É TRABALHO SEU?????
    MEU DEUS! QUANTA COISA BONITA!!!
    VOU VOLTAR LÁ, PARA DEPOIS COMENTAR…

  7. Sou alucinado com fotografia! E as fotos que não gosto as uso para criar arte digital! Na vida nada se perde tudo se aproveita! Nos meus HD Externos, tenho acredito que mais 15.000 fotos! Fico muito feliz que se interessou pelo meu trabalho!

    • Gostei muito de tudo que vi lá e que foi feito por você. Por que não continua?

      • Tudo foi feito por mim, sem usar Photoshop Na real Dirceu eu pretendo fazer algo para que meu trabalho digital apareça, só que ainda não encontrei quem me ajudasse! Acredito que para descanso de tela, de PC ou Celular Estampa de roupa, ou postal, eu tenho que encontrar uma forma de divulgar! Eu agora estou retornado ao mundo da fotografia de estúdio, que no qual estou montando na minha casa tenho um espaço bom para montar, estou a vencer as dificuldades, porque e uma área muito cara, tenho meu equipamento de varias objetivas nas fotos que fazia, algumas servem para eu usar com modelos, já comprei a nova Câmera e o principal de iluminação também já tenho. Como se diz os outros eu chego lá! Quero trabalhar agora com todo tipo de pessoas e fazer algo diferenciado assim que meu estúdio ficar pronto! Como eu realizava fotos de macros, flores, insetos e arte digital, agora vou trabalhar também com pessoas e fotografias de objetos Still Life! Deus e maior!!! Querido muito obrigado pela prestimosa atenção, eu achei seu amigo Lima júnior, estou aguardando ele aceitar minha amizade, e pelo que vi apaixonei pelo trabalho dele! Abraço!!!

      • Digitei uma resposta enorme para você com uma proposta sobre a próxima capa de meu livro de poesias e deu errado aqui em alguma coisa. Depois eu faço o comentário novamente.
        Só sei que parece que você está querendo voltar aos trabalhos que você realmente domina e isso é bom. Faça isso, pois algo me diz que vai dar certo.
        Grande abraço!

      • Dirceu eu acredito que embolei o meio do campo! Explicarei melhor eu fiz muitas fotografias de macro, por do sol e insetos e minha criatividade digital e postei no Flickr, nunca ganhei dinheiro com fotografias! Agora sim pretendo ganhar porque estou montando meu estúdio fotográfico! Agora que estou montando meu estúdio vou começar com pessoas! Eu sempre disse que somente trabalharia com pessoas depois de montar meu estúdio! Agora as fotos que tenho que são muitas quero aproveitar elas em Vários trabalhos, será uma extrema honra ter uma foto minha publicada em um livro seu será tudo de maravilhoso! Eu sempre fui cabeleireiro tem quase 33 anos de profissão, eu quero conciliar as 2 profissões, porque sou maquiador e cabeleireiro, então farei tudo da forma que desejo. Farei fotos de gravidas, casal, idosos, crianças etc.. E além de pessoas vou fotografar produtos e mesas com decorações, e cobrirei eventos! Estou fazendo das tripas corações para conseguir montar este Estúdio de Fotografias, porque antes era tudo improvisado e agora quero uma iluminação com mais qualidade e um espaço bom para deixar todos os equipamentos a mão! Estou com fé inabalável que vai dar certo, porque sou muito perfeccionista! Afinal além de ser Mineiro sou um virginiano nato Uai! rsrsrsrsrsrsrsVou aguardarei o seu próximo comentário e saber qual tipo de foto que deseja! Grande abraço!!!


Deixe um comentário

Categorias

