Publicado por: Dirceu Rabelo | 20/03/2015

TRONCOS SECOS (Poema)

TRONCOS SECOS

.

Dirceu Thomaz Rabelo

.

Somos seres incríveis,

Espíritos errantes

Criaturas mutantes;

E como tal, seres eternais!

Passamos por fases

Que a maioria descrê.

Mas, nos deixou Leon Denis:

Na planta, a inteligência dormita;

No animal, ela sonha;

Só no homem acorda,

Conhece-se, possui-se,

E torna-se consciente.

Fomos rústicos vegetais

E microscópicos animais…

Chegamos enfim a espíritos inteligentes

Com o poder de discernir o bem do mal.

.

.

.

Mas que lástima! Almas indigentes

Se num átimo perdemos a razão,

Inicia-se o processo de regressão…

Já estamos secos troncos,

Deixando a longa clausura

E nos entrelaçamos como loucos,

Em despudorada descompostura,

Vingança! Calúnia! E traindo como poucos…

Só depois de grandes estragos serem feitos

É que nos recompomos e nos damos conta

De que somos ainda espíritos muito imperfeitos.

.

Dom Joaquim/MG, 17 de março de 2014.

.

Troncos secos 

Responses

  1. Olá? Um belíssimo poema que descreve perfeitamente o que a minha irmã gêmea Elisângela. Sabe, não têm como um ser humano consciente continuar aguentando tanta mágoa, ódio, rancor, humilhações, arrogância, soberba e ruindade gratuita, mesmo vindo de um ser desprezível que nasça dentro do nosso próprio lar. Tenho uma irmã gêmea que se revelou para mim ser a minha maior inimiga próxima. Ela é assim com a minha mãe, esposo e comigo. Hoje, desisti dela e entreguei nas mãos de Deus, porque ele saberá o que fazer. Na FEESP, já não sabem o que me dizerem quanto a este assunto e eu sinto que pra mim já não é mais possível, calar e só ouvir ruindade saindo dela e ofensas. Ela precisa aprender a respeitar, cooperar e ajudar o próximo. Ela estuda há mais de 3 anos na FEESP e eu não entendo porque ainda age dessa maneira. Acredito que me esquecer e me afastar dela será o melhor pra mim e para meu esposo. Sinto mesmo é pela minha mãe que aguenta os maus tratos dela e do namorado dela que vivem encostados na minha mãe e não ajudam em nada. Quando será que isso irá mudar? Quando será que ela cairá na real e verá realmente como é a vida? E valorizar a vida que a demos porque não está fácil para ninguém? Do contrário, enquanto Deus não me mostrar mudanças nela, ela continuará sendo pra mim um tronco seco. Abraço e desculpa pelo desabafo.

    • Veja, querida Elaine que vocês são gêmeas e não por acaso nasceram juntas. Algo de muito ruim entre vocês aconteceu no passado, para que isso esteja acontecendo. Pelo que vejo, você tem mais discernimento e sabe do que está falando e, portanto cabe a você perdoá-la e mostrar a ela a caminho do bem e vê-la como uma pessoa que está “doente espiritualmente”. Portanto, ela precisa de médicos espirituais e ajuda; você pode muito bem tentar fazer a caridade de encaminhá-la a um bom centro espírita para tomar passes e receber orientação espiritual. Faço neste momento uma oração para ela, e peço ao Pai e Criador que a ilumine e que ela retome sua caminhada para a sua reforma íntima e evolução espiritual.
      Que Jesus a abençoe e lhe dê muita paz!


Deixe um comentário

Categorias

