Publicado por: Dirceu Rabelo | 06/08/2015

ME PÉ DE LIMÃO TAITI

MEU PÉ DE LIMÃO TAITI

.

Dirceu Thomaz Rabelo

.

Limão-verdadeiro (Citrus limon) 4

.

Desde que foi  plantado, ainda tenra muda,

Repleto de flores e alguns frutos pequenos,

Aquele pé de limão Taiti foi um assombro

Nunca vi tanta fartura aqui em casa e na vizinhança.

Limões verdes, brilhantes e de uma acidez,

Que de tão saudável chegava a ser suave.

Mas, durante toda a sua longa existência,

E lá se vão mais de 20 anos, quando foi plantado,

Ele sempre foi doente; folhas amareladas, raízes à mostra…

Também, pudera! Era atacado sem piedade por fungos.

Eu o acudia, aplicando-lhe um medicamento azulado,

Que foi protelando sua vida, mas ele ia penando,

Mas, continuava produtivo, e muito produtivo.

Chegou um momento no ataque da “Gomose”

Que seus galhos começaram a secar um a um…

Aí, tive que fazer uma poda radical em seus galhos,

E dele, quase nada sobrou; só alguns poucos ramos,

Pois parasitas oportunistas corroeram suas entranhas,

Sugando quase toda sua preciosa e promissora seiva.

Um vendaval, e ele caiu, mas sobrou ainda uma obstinada raiz,

E lá no chão, ainda caído, ele floriu, gerou frutos e…

Ainda me deu dois lindos filhos, mergulhões,

Nascidos de sua única e fina raiz, bem ao seu lado.

Não resisti e o levantei hoje pela manhã; e o escorei!

Dois bons pedaços de madeira maciça foram como muletas

A segurar o majestoso e modelar pé de limão Taiti

Que mesmo com todas as doenças e o passar dos anos;

Que mesmo depois de já ter cumprido com dignidade

Sua tarefa de ser uma fecunda árvore aqui neste orbe,

De ter levado saúde a muitos seres que nem o conheceram

E de ter passado por adversidades de todas as formas,

Ainda busca forças para produzir frutos entre seus secos galhos

E, com seu doce perfume atrai abelhas, pois ainda está florindo!

Parece – Sim, pode parecer! – coisa de poeta, mas ele é exemplo,

Para todos nós que desistimos da vida por qualquer problema

Seja por doença, alguma perda, dissabores, ou fracassos no amor…

E aí deixamos de frutificar, deixamos a vida por nada, fracassamos!

Hoje, pela manhã, meu doente, mas produtivo limoeiro,

Deu-me grande força para continuar lutando, lutando sempre…

Revelando que só os fracos não descobrem as trilhas da felicidade,

Pois desistem facilmente da vida, por qualquer tropeço.

E por falar neste maravilhoso pé de “azedume”, alguém já disse…

 “Se a vida lhe der limões, faça deles uma bela limonada”!

.

Dom Joaquim/MG – Brasil, 21 de fevereiro de 2015


Responses

  1. Lindo, comovente…porque me apaixono assim também pelas árvores que planto, sei muito bem desses sentimentos tão belos. Bom dia, amigo!

  2. E eu querendo um pé de limão para formar meu jardim ainda sem nenhuma árvore, após esse texto tive a certeza de que ele fará parte sim, e agora com todo um sentido, trazendo força, sombra, flores e frutos para o meu jardim e minha vida! Obrigada por esse lindo texto.

    • Faça isso! Um jardim com frutos atrai mais beija-flores e abelhas e você terá belos e saudáveis frutos. Grande abraço e que o Mestre Jesus a abençoe!

  3. Amei….tenho um pé de limoeiro Taiti plántafo a pouco menos de um ano e ja está com lindos frutos….estou muito feliz com ele pois é um fruto maravilhoso que serve até mesmo como medicamento…….Eu só gostaria de perguntar se tem época certa para sua pode ou não?….obrigada pelo seu site…gostei muito!

    • Qualquer limão, laranja, tangerina e outros da espécie, querida Lídia, não gostam de poda e sofrem com isso. Deixe como está. Grande abraço, grato pelas palavras carinhosas e que o Mestre Jesus a abençoe.


Deixe uma resposta

Categorias

